Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1263
Título: O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Rabe, Márcia Maria King
Orientador(es): Lima, Siumara Aparecida de
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil brasileira
Educação de crianças
Didática
Children's literature, Brazilian
Early childhood education
Didatics
Data do documento: 27-Set-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RABE, Márcia Maria King. O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Abstract: This research aims to propose a work in which children’s literature can be used in science education. The proposal is for a job application and analysis of activities involving the teaching of science and the use of children’s literature books. The research took place in a public kindergarten in the city of Castro – PR, involving children 4-5 years old. The activities were organized in a didactic sequence which will be available later in the form of contract activities or to book early childhood institutions in the same municipality of action research and media compatible and viable. This research was guided by legal aspects grounded in a document guiding the work in early childhood education, among them are the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the National Curriculum Reference for Early Childhood Education. As theoretical reflections were made about the importance of reading and literature in the early grades and the importance of science education for children who are starting their educational career.
Descrição: Acompanha: Caderno de atividades: Sequência didática aplicada na pré-escola: o ensino de ciências a partir da literatura infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1263
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Rabe, Marcia Maria King_2012.pdf978,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Rabe, Marcia Maria King_2012_1.pdf449,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.