Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1314
Título: Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: uma perspectiva à luz dos futuros professores de matemática
Autor(es): Soares, Maria Rosana
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 3-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOARES, Maria Rosana. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: uma perspectiva à luz dos futuros professores de matemática. 2012. 312 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as contribuições que a Modelage Matemática pode propiciar como estratégia de ensino e aprendizagem aos futuros professores de Matemática. A pesquisa direcionou-se para a finalidade de incentivar e possibilitar uma preparação aos futuros professores para compreenderem e trabalharem a Modelagem em sala de aula proporcionando aos mesmos o conhecimento e a experiência com a prática da Modelagem. Para tanto, desenvolveu-se uma proposta de Modelagem Matemática durante um período de 30 horas-aula junto aos sujeitos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Matemática, a qual foi aplicada na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho-PR (UENP-CJ). Nessa proposta, desenvolveram-se várias atividades de Modelagem com os licenciandos objetivando a apresentação da Modelagem Matemática no ensino e também o encorajamento para sua utilização nas práticas profissionais. Essas atividades foram planejadas e analisadas à luz da pesquisa qualitativa, aplicadas de cunho interpretativo, e a coleta de dados se deu por meio da observação, questionário e dados obtidos na aplicação da proposta da Modelagem. Desse modo, a Modelagem Matemática desenvolvida foi satisfatória aos sujeitos da pesquisa, pois proporcionaram contribuições tanto ao entendimento desta estratégia pedagógica quanto às futuras práticas docentes, e estabelecer uma conexão entre a Matemática presente em situações cotidianas e a Matemática escolar. A partir da proposta de Modelagem desenvolvida com os futuros professores, elaborou-se um Caderno Pedagógico cujo objetivo é oferecer aos professores, universitários e pesquisadores subsídios bibliográficos e práticos para desenvolverem a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Esse material didático se encontra disponível ao acesso público na biblioteca on-line do programa de pós-graduação do presente mestrado.
Abstract: This study aimed to investigate the contributions that Mathematical Modeling can provide as a strategy of teaching and learning for future Mathematics students. The research was directed toward the purpose of encouraging and enabling a preparation for future teachers so that they may understand and work the Modeling in class giving them the knowledge and experience with the Modeling practice. For this purpose, we developed a proposal for Mathematical Modeling for a period of 30 lesson-hours with the students of the 4th year of the Bachelor of Mathematics, which was applied in the subject of Introduction to Mathematical Modeling at the North Paraná State University, campus in Jacarezinho-PR (UENP-CJ). In this proposal, several modeling activities were developed with the undergraduate students aiming the presentation of the Mathematical Modeling in teaching and also the encouragement for using it in their professional practices. These activities were planned and analyzed in the light of qualitative research, applied in interpretation aspect, and data collection was done through observation, questionnaire and data from the proposed modeling application. Thus, the developed Mathematical Modeling was satisfactory to the research people, because they provided contributions to the understanding of this teaching strategy, as well as to future teaching practices, and it establishes a connection between this Mathematics in everyday situations and school mathematics. From the proposed Modeling developed with future teachers, a Teaching Notebook was developed which aims to provide teachers, university students and researchers some assistance literature and practical to develop the Mathematical Modeling as a teaching and learning strategy. This educational material is available to public in the online library of this master’s degree program.
Descrição: Acompanha: Caderno pedagógico: Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem: uma perspectiva à luz dos futuros professores de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1314
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Soares, Maria Rosana_2012.pdf29,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Soares, Maria Rosana_2012_1.pdf4,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.