Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1438
Título: A construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermas
Autor(es): Zanotto, Denise do Carmo Farago
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Aprendizagem
Multímidia interativa
Ciência - Estudo e ensino
Learning
Interactive multimedia
Science - Study and teaching
Data do documento: 31-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ZANOTTO, Denise do Carmo Farago. A construção de um software multimídia para o ensino de ciências: uma contribuição ao aprendizado de angiospermas. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Com o crescente emprego das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) é natural que professores procurem fazer uso de softwares educativos e, em certos casos, criem seus próprios aplicativos. O objetivo geral deste trabalho foi produzir um software multimídia para apoio ao aprendizado de angiospermas no ensino fundamental. Este trabalho apresenta critérios a serem considerados na seleção ou construção de softwares para fins educativos e relata o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software sobre angiospermas para o 7º ano do ensino fundamental. A implementação do software foi fundamentada na teoria da aprendizagem cognitiva por multimídia (CTML) à luz da aprendizagem significativa de David Ausubel. O desenvolvimento do produto contou com uma equipe multidisciplinar. A pesquisa mostrou que o uso do computador foi um fator motivador da aprendizagem e que o software funcionou como material de apoio ao ensino de angiospermas. Além da disponibilidade do aplicativo pronto, a contribuição desta pesquisa é a possibilidade de reaplicação da metodologia na construção de outros softwares multimídia educativos
Abstract: The increasing use of Information and Communication Technologies (ICT) make teachers adopt more educational software and, in some cases, create their own applications. The main goal of this work was to produce a multimedia software to support the teaching of angiosperms in elementary school. This dissertation presents criteria to be considered in selecting or implementing software for educational purposes and reports the design, implementation and evaluation of a multimedia application. The software was based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning of Richard Mayer and on the Meaningful Learning Theory of David Ausubel. The work invoved a multidisciplinary team. Research has shown that the computer acted as a motivating factor in learning and that the software was valid as a supporting material for the teaching of angiosperms. Besides the availability of the finished application, the contribution of the research is the possibility of re-application of the methodology in the construction of other multimedia educational softwares.
Descrição: Acompanha: No mundo das angiospermas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1438
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Zanotto, Denise do Carmo Farago_2012.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Zanotto, Denise do Carmo Farago_2012_1.zip14,9 MBZIPVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.