Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1439
Título: Projetos de trabalho: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Jeanine Alves de
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning
Data do documento: 23-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Jeanine Alves de. Projetos de trabalho: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que um Projeto de Trabalho com tema cotidiano poderá trazer para o ensino e aprendizagem de matemática do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com alunos de 6ª série ou 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Por meio de Projetos de Trabalho desenvolveram-se estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando aos alunos perceber a matemática presente no contexto social, por meio do tema da Gripe Influenza A (H1N1), e atender à formação cidadã dos estudantes. A coleta e análise de dados se deram por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa com finalidade aplicada. Percebeu-se, durante o desenvolvimento e análise da proposta, o envolvimento dos alunos no projeto, demonstrando autonomia, interesse, criatividade e a satisfação no aprendizado da matemática. Como fruto desse trabalho originou-se um manual didático, com o objetivo de oferecer a professores de matemática uma estratégia de ensino e aprendizagem em Matemática, de forma contextualizada e baseada em Projetos de Trabalho.
Abstract: This task aimed to analyze the contributions that a Task Project themed routine can bring to teaching and learning of Mathematics at elementary school. This survey was carried out with students of 6th degree or 7th year of elementary school in a public school of the city of Ponta Grossa, Paraná. By means of task projects strategies for organization of school knowledge in relation to the teaching and learning of mathematics have developed, enabling students to realize the Math present in social context, through the theme of Influenza A (H1N1), and serve the citizen training of students. The data collection and analysis were made by a qualitative interpretive survey with a purpose applied. It was realized, during the development and analysis of the proposal, the students' involvement in the project, demonstrating autonomy, interest, creativity and satisfaction in learning of Mathematics. A didactic manual was originated as the result of this task, with the goal of providing teachers of Mathematics a teaching and learning strategy in Mathmatics, contextualized and based in Task Projects.
Descrição: Acompanha: Caderno pedagógico para elaboração e aplicação de projetos de trabalho: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1439
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Oliveira, Jeanine Alves de_2012.pdf6,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Oliveira, Jeanine Alves de_2012_1.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.