Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1441
Título: O uso do blog aliado ao ensino de ciências para a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Blaszko, Caroline Elizabel
Orientador(es): Carletto, Marcia Regina
Palavras-chave: Professores - Formação
Blogs
Ciências da vida
Estudantes do ensino fundamental
Teachers, Training of
Life sciences
School children
Data do documento: 2-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BLASZKO, Caroline Elizabel. O uso do blog aliado ao ensino de ciências para a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: O Ensino de Ciências é incipiente nos anos iniciais, sendo pouco explorado e trabalhado no contexto escolar, em função da defasagem na formação dos professores direcionada a esta área de ensino. Emerge dessa problemática, uma forte demanda para a formação continuada de professores. Neste contexto, o blog educativo pode-se configurar como uma ferramenta importante para a formação continuada de professores no que tange ao Ensino de Ciências. Desse modo, o objetivo do trabalho foi apresentar as contribuições que o blog educativo pode oferecer para os cursos de formação continuada de professores e para a implementação do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Em relação à metodologia, optou-se neste estudo pela abordagem metodológica quantitativa e qualitativa de cunho exploratório. A pesquisa envolveu quatro momentos: No primeiro momento, ocorreu um levantamento de dados por meio de questionário junto a 25 alunos que estudam no 4º ano do ensino fundamental. No segundo momento, aplicou-se um questionário a 50 professores da rede municipal de ensino buscando conhecer as necessidades e dificuldades que estes profissionais encontram para mediar os conhecimentos da área de Ciências. No terceiro momento, diante das investigações realizadas com alunos e professores, foi criado um blog educativo e proposto um curso de formação continuada articulada a este recurso tecnológico. Os dados que emergiram do primeiro e segundo momentos da pesquisa, serviram de orientação para a elaboração da proposta de um blog educativo para a formação continuada de professores. O quarto momento serviu para verificar a efetividade do blog educativo, junto aos professores que participaram do curso de formação continuada para o ensino de ciências, em que a ferramenta proposta foi utilizada. O produto desenvolvido foi um manual de orientações para a criação de um blog, o qual possibilita aos professores e demais interessados, obter informações para criar um blog de acordo com a necessidade. Após a aprovação dos docentes, os principais resultados indicam que a utilização do blog educativo como recurso aliado à formação continuada de professores, contribuiu para maior efetividade e maior aperfeiçoamento dos docentes.
Abstract: The teaching of science is incipient in the early years, and it is barely explored and worked in the school context due to the lag in teacher training directed to this area of education. A strong demand for the continued education of teachers emerges from this problem. In this context, the educational blog may become an important tool for the continued education of teachers regarding the teaching of science. Thus, the aim of this work was to present the contributions that the educational blog may offer to courses of continued education of teachers and the implementation of science education in the early years of elementary school. Regarding the methodology, we opted for the quantitative and qualitative methodological approach with exploratory nature. The research involved four different stages, in which: at first, a survey of data, by means of questionnaire, occurred with the participation of 25 students, who are studying in the 4thyear of elementary school. In the second stage, we applied a questionnaire to 50 teachers of municipal schools seeking to know the needs and difficulties that these professionals have to mediate the knowledge in the area of Science. On the third stage, facing the investigations conducted with students and teachers, an educational blog was created and a course of continued education articulated with this technological resource was proposed. The data that emerged from the first and second stages of the research were useful as guidance for the preparation of the proposal of an educational blog for the continued education of teachers. The fourth stagecame in handy to verify the effectiveness of the educational blog regarding the teachers who attended the course for continued education in science, in which the proposed training tool was used. The developed product was a manual of guidelines for the creation of a blog, which enables teachers and other interested parties to obtain information to create a blog according to the need. After the approval of teachers, the main results indicate that the use of the educational blog as a resource allied with the continuous training of teachers, contributed to greater effectiveness and greater improvement of teachers.
Descrição: Acompanha: Formação de professores para o ensino de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1441
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Blaszko, Caroline Elizabel_2014.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Blaszko, Caroline Elizabel_2014_1.pdf83,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.