Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1457
Título: Ensino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aula
Autor(es): Kiefer, Neci Iolanda Schwanz
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Física - Experiências
Aprendizagem
Planos de aula
Physics - Experiments
Learning
Lesson planning
Data do documento: 15-Fev-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KIEFER, Neci Iolanda Schwanz. Ensino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aula. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequências das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O “roteiro para a elaboração de uma aula” foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Concluí-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
Abstract: The current study had as a goal to purpose a guide for building a meaningful class. From the methodological point of view, by targeting the development of a product, the study characterized as applied and practical. It was observed, during assembly of the product, the sequences of steps for its construction and aspects related to its validity and possibility of being used by other lecturers as a teaching tool. The “guide for the elaboration of a class” was structured in six main steps, namely, definition of the class content, determination of the most relevant aspects from the content and from the previous organizers, sequencing of curriculum content, knowledge evaluation, strategy and instructional resources and lesson plan assembly. In each step were established the activities to be accomplished. It is concluded that the purposed script is a tool that has alignment with the Ausubel theory, allowing the composition of a substantial class.
Descrição: Acompanha: Ensino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aula
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1457
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Kiefer, Neci Iolanda Schwanz_2013.pdf939,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Kiefer, Neci Iolanda Schwanz_2013_1.pdf815,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.