Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2000
Título: Modelo para definição de processo produtivo enxuto a partir do conceito do produto
Autor(es): Andreis, Diogo Batista
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Produtos novos
Projeto de produto
Indústria automobilística - Inovações tecnológicas
Métodos de linha de montagem
Engenharia mecânica
New products
Product design
Automobile industry and trade - Technological innovations
Assembly-line methods
Mechanical engineering
Data do documento: 27-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDREIS, Diogo Batista. Modelo para definição de processo produtivo enxuto a partir do conceito do produto. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Uma das atividades mais rentáveis conduzidas pelas indústrias da atualidade é o desenvolvimento de novos produtos. Uma das etapas a serem consideradas no desenvolvimento de novos produtos é a definição do processo de fabricação do produto. Nas etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produto, a definição dos processos relacionados é realizada de maneira estimativa. Somente quando da industrialização do produto é que realiza-se o estudo de tempos de produção, leiaute, entre outros. Deste modo, diversas composições de processo que poderiam ser implementadas são ignoradas, porque estas somente serão estudadas em futuros aperfeiçoamentos do processo produtivo. Diversos estudos tem sido conduzidos, voltados para a otimização do processo, em termos de balanceamento de linha, tempos de produção e leiaute. Entretanto observa-se que, nas etapas iniciais de desenvolvimento do produto, o processo de fabricação não é corretamente endereçado, sendo realizados apenas estudos superficiais. O objetivo do presente trabalho é construir um modelo para definição mais precisa dos processos produtivos a partir do projeto de produto. Para tal, foi realizada a revisão da literatura quanto a projeto do produto e otimização do processo, abordando quatro principais temas: i. estudo de tempos; ii. balanceamento de linha; iii. desenvolvimento de leiaute; iv. conceitos de manufatura enxuta; por serem estes os que mais impactam no processo de tomada de decisão. Com base no referencial teórico, desenvolveu-se um modelo para a definição de processo de forma otimizada, na etapa inicial do desenvolvimento de produto. Um estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico foi conduzido para verificar a viabilidade do modelo, comparando os resultados obtidos pelo modelo atual de desenvolvimento de processo contra o modelo proposto por este trabalho. Os resultados obtidos indicam que o modelo adere à realidade, permitindo uma definição robusta do processo fabril, ainda em estágios iniciais do PDP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2000
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEM_M_Andreis, Diogo Batista_2015.pdf7,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.