Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20845
Título: Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização
Autor(es): Pirez, Thais Simeoni
Orientador(es): Winter, Lairton Moacir
Palavras-chave: Psicologia do movimento
Alfabetização
Aprendizagem por atividades
Movement, Psychology of
Literacy
Active learning
Data do documento: 3-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PIREZ, Thais Simeoni. Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho como objetivo geral demonstrou como o processo de alfabetização e a psicomotricidade são dependentes um do outro e como eles são inseparáveis e complementares. Esta pesquisa se deu com a justificativa de que a psicomotricidade contribui no processo de aprendizagem e de socialização do aluno no ambiente escolar. O procedimento metodológico utilizado para o desenvolvimento da mesma, foi a análise de literaturas produzidas nessa área, fundamentando-se em autores que defendem a psicomotricidade e sua contribuição no processo de alfabetização. Em síntese, a pesquisa contemplou, que é preciso priorizar o desenvolvimento psicomotor, como base para um trabalho significativo e expressivo na alfabetização, diminuindo as dificuldades de aprendizagens, que estão interligadas às habilidades psicomotoras. Assim, concluímos que este trabalho contribuiu significativamente com o debate acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, garantindo situações favoráveis de aprendizagem.
Abstract: This work has as main objective to demonstrate how the process of literacy and psychomotricity are dependent on one another and how they are inseparable and complementary. This research was made with justification that the psychomotricity contributes to the learning and socialization of students in the school process. The methodology used for its development was based on references basing in authors who defend the psychomotricity and its contribution in the literacy process. In summary, the research focuses that the psychomotricity development should be prioritized, as a basis for a meaningful and expressive work in literacy, reducing the difficulties of learning that are linked to psychomotor skills. Thus, we conclude that this work will contribute significantly to the debate about the development and learning of child, ensuring favorable learning situations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20845
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_79.pdf407,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.