Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2490
Título: O software Algodoo como material potencialmente significativo para o ensino de física: simulações e mudanças conceituais possíveis
Título(s) alternativo(s): Algodoo software as potentially significant material into the physics teaching: simulation and changes possible concept
Autor(es): Germano, Eloá Dei Tós
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Physics - Study and teaching
Learning strategies
Computer-assisted instruction
Data do documento: 25-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GERMANO, Eloá Dei Tós. O software Algodoo como material potencialmente significativo para o ensino de física: simulações e mudanças conceituais possíveis. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: Mediante os problemas enfrentados pelo ensino de física, a massificação da informação e a necessidade de utilizar os recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições que um software de simulação pode ter na aprendizagem dos conteúdos de cinemática e dinâmica? E, mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral verificar a adequação e a compreensão dos fenômenos físicos relacionados à cinemática e dinâmica por meio da produção e aplicação de simulações virtuais. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como aplicada, quantitativa e exploratória. Durante o desenvolvimento das atividades foram modelados no software Algodoo experimentos historicamente e conceitualmente importantes para os conteúdos de cinemática e dinâmica. O trabalho foi desenvolvido, no primeiro semestre de 2015, com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II de um colégio da rede particular da cidade de Maringá, interior do Paraná, Brasil. Em cada turma havia o número de 35 alunos. A fundamentação teórica consiste em um embasamento sobre a Teoria de Aprendizagem Significativa como proposta para o ensino de física tendo como avaliação os mapas conceituais e por fim uma discussão sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação (TICs) no ensino de ciências em geral. Apresenta-se também uma descrição metodológica contendo a elaboração do instrumento de pesquisa no qual foi realizado uma contextualização histórica de cada experimento aplicado e o instrumento de coleta de dados. Posteriormente, foram organizadas as concepções prévias dos alunos antes da aplicação das atividades e os mapas conceituais construídos após o término do processo. Os resultados obtidos mostraram que a utilização do software pode contribuir na construção do conhecimento científico quando utilizado com práticas pedagógicas adequadas e, além disso, contribui para a mudança de postura dos alunos durante as aulas.
Abstract: By the problems faced by the teaching of physics, the mass of information and the need of using technological resources in our teaching practices, this article seeks to answer the following question: What are the contributions that a simulation software can have on the content of learning kinematics and dynamics? And, by the problem presented, this research will have the overall objective to verify the adequacy and comprehension of physical phenomena related to kinematics and dynamics through the production and application of virtual simulations. Methodologically the research is characterized as applied, quantitative and exploratory. During the development of the activities they were modeled in experiments Algodoo software historically and conceptually important for kinematic and dynamic content. The study was conducted in the first semester of 2015 with two classes of the 9th grade of a particular elementary school in the city of Maringa, Paraná state, Brazil. In each class there was the number of 35 students. The theoretical framework consists of a basement on the Meaningful Learning Theory as a proposal for physics teaching with concept maps as an evaluation and finally a discussion about the use of communication technologies (ICT) in general science education. Furthermore, it presents a methodological description containing the preparation of the questionnaire was conducted in which a historical contextualization of each experiment and applied the data collection instrument. Later, they were organized the preconceptions of students before the implementation of activities and concept maps built after the end of the process. The results showed that the use of the software can contribute to the construction of scientific knowledge when used with adequated teaching practices and also contributes to the change in students' attitude in class.
Descrição: Acompanha: Proposta de ensino: simulações de experimentos físicos utilizando o software Algodoo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2490
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Germano, Eloá Dei Tós_2016.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Germano, Eloá Dei Tós_2016_1.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.