Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIshikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.date.accessioned2018-04-06T11:47:24Z-
dc.date.available2018-04-06T11:47:24Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationISHIKAWA, Eliana Cláudia Mayumi. Objeto virtual de aprendizagem colaborativa (Collabora): estudo na disciplina de probabilidade e estatística no ensino superior. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3071-
dc.descriptionAcompanha: Guia de uso. Objeto virtual de aprendizagem colaborativa: Collabora - Ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzed the contributions that the virtual object of collaborative learning, called Collabora, can bring for the teaching and learning process in the subject of Probability and Statistics in Higher Education. The object was developed using FrameVOC, which is a framework created in this work with the purpose of allowing the development of virtual objects of collaborative learning. The basis for the analysis was obtained through the students' records in the Collabora chat room, the observations and notes made during the classes and in the classroom activities (logbook and face-to-face group activities). For the analysis of the collected data, it was used the Discursive Textual Analysis with the help of the tool MAXQDA to support the categorization and unitarization process. Two categories were created: Collaborative Learning (CG1) and Learning in Probability and Statistics (CG2). With the analysis of CG1, it was concluded that the proposed educational object served CSCL's main key areas. It was possible to verify that there was an exchange of ideas through Collabora, the students demonstrated team formation, definition and planning of objectives, follow-up of the activities and verification of: results, term, scope and resources, as well as demonstration of negotiation among peers and voting of proposals. Regarding GC2, it was observed that Collabora supported and extended the learning of the classes of Probability and Statistics as the students participated and exchanged information and knowledge regarding the statistical and probabilistic contents. They were capable of questioning the validity of representations and interpretations elaborated by others, stimulating a more investigative, reflexive and critical participation, corroborating with the importance and effectiveness of collaborative learning and CSCL as learning strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectProbabilitiespt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.titleObjeto virtual de aprendizagem colaborativa (Collabora): estudo na disciplina de probabilidade e estatística no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeVirtual object of collaborative learning (Collabora): study in the discipline of probability and statistics in higher educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisou as contribuições que o objeto virtual de aprendizagem colaborativa, denominado Collabora, pode trazer no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística no Ensino Superior. O objeto foi desenvolvido usando o FrameVOC, que é um framework criado neste trabalho com a finalidade de permitir o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem colaborativa. A base para a análise foi obtida por meio dos registros dos alunos no chat do Collabora, das observações e anotações realizadas durante as aulas e nas atividades presenciais (diário de bordo e atividades presenciais em grupo). Para análise dos dados coletados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o auxílio da ferramenta MAXQDA para apoiar o processo de categorização e unitarização. Foram criadas duas categorias: Aprendizagem Colaborativa (CG1) e Aprendizagem na disciplina de Probabilidade e Estatística (CG2). Com a análise da CG1, conclui-se que o objeto educacional proposto atendeu as principias áreas-chaves da CSCL. Foi possível constatar que houve troca de ideias por meio do Collabora, os alunos demonstraram formação de equipe, definição e planejamento dos objetivos, acompanhamento das atividades e verificação de: resultados, prazo, escopo e recursos, além de demonstração de negociação entre os pares e votação de propostas. Em relação à CG2, observou-se que o Collabora apoiou e estendeu a aprendizagem das aulas da disciplina de Probabilidade e Estatística à medida que os alunos participaram e realizaram intercâmbio de informações e saberes a respeito dos conteúdos estatísticos e probabilísticos. Os alunos se mostraram capazes de questionar a validade de representações e interpretações elaboradas por outros, estimulando uma participação mais investigativa, reflexiva e crítica, corroborando com a importância e efetividade da aprendizagem colaborativa e da CSCL como estratégias de aprendizado.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4546624407226006pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2608583610949216pt_BR
dc.contributor.referee1Brandalise, Mary Ângela Teixeira-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Barros, Rodolfo Miranda de-
dc.contributor.referee4Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee5Santos Junior, Guataçara dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_D_Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi_2018.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_D_Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi_2018_1.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.