Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3317
Título: O estudo de erros e obstáculos nas operações fundamentais de matemática cometidos por alunos de 6º ano em salas de apoio
Título(s) alternativo(s): The study of errors and obstacles in the fundamental operations of mathematics committed by 6th grade students in support rooms
Autor(es): Silva, Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Escolas públicas - Ponta Grossa (PR)
Ciência - Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching
Education - Evaluation
Public schools - Ponta Grossa (PR)
Science - Study and teaching
Data do documento: 5-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Joselba Liliane de Oliveira Carneiro da. O estudo de erros e obstáculos nas operações fundamentais de matemática cometidos por alunos de 6º ano em salas de apoio. 2018. 99 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como o professor pode, a partir dos erros e obstáculos apresentados por alunos de 6º ano em Sala de Apoio, reconstruir o conceito matemático sobre as operações fundamentais da Matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática, da Rede Estadual de Ensino de Ponta Grossa-PR. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativo, buscou-se fazer uma análise dos erros mais comuns cometidos por alunos nas operações fundamentais, e também classificá-los de acordo com os obstáculos epistemológicos, didáticos, pscicológicos e ontogênicos, categorizados pelo matemático francês Guy Brousseau. Cabe ressaltar que os obstáculos identificados nas atividades foram os epistemológicos e didáticos. Para que pudesse ser feita a análise, primeiramente foi elaborada uma atividade avaliativa contendo problemas e cálculos das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Posteriormente a atividade foi corrigida pela pesquisadora e em seguida retornada aos alunos para que os erros fossem trabalhados coletivamente; em seguida foi elaborada uma nova atividade avaliativa com o mesmo grau de dificuldade da primeira atividade avaliativa, para que se pudesse verificar se houve desenvolvimento na aprendizagem dos alunos, as duas atividades avaliativas serviram como instrumento de coleta de dados. A análise dos erros foi feita seguindo os estudos de Almouloud (2007), Cury (2015) e Bardin (2011), verificando os erros e classificando-os de acordo com os obstáculos epistemológicos e didáticos. Verificouse que na segunda atividade avaliativa os alunos cometeram poucos erros (na primeira atividade eles haviam cometido muitos erros na resolução dos exercícios e problemas), evidenciando, assim, que houve uma resposta positiva por parte dos alunos, após a realização das atividades. Quando o professor faz o retorno da correção das atividades para seus alunos a aprendizagem se torna mais efetiva. A partir desta pesquisa elaborou-se um aplicativo Matemático para a plataforma Android, que apresenta uma parte destinada ao professor contendo os tipos de obstáculos para que o professor consiga identificar em seus alunos e outra aos alunos contendo um Quiz, com os mesmos problemas apresentados nas atividades avaliativas, buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem das operações básicas da Matemática.
Abstract: This research aimed at analyzing how teachers can redefine the mathematical concept about the fundamental operations in Mathematics observing errors and obstacles encountered by 6th graders in State School Teaching Assistance Classrooms in the city of Ponta Grossa, State of Paraná. Participants were 6th grade students in a State School Math Teaching Assistance Classroom in the city of Ponta Grossa, State of Paraná. In this qualitative and interpretive research, the objective was twofold: to analyze the most common errors in fundamental operations made by the students and classify them according to the epistemological, didactical, psychological and ontogenic obstacles categorized by the French Mathematician Guy Brousseau. It is important to point out that the identified obstacles in the activities were epistemological and didactical. Firstly, an assessment activity was designed in which students were required to solve problems and operations using addition, subtraction, multiplication and division Math operations. Secondly, the errors made by the students were pointed out by the researcher and the activity was returned to the students for the errors to be corrected. After that, another assessment activity was designed to verify the existence of any improvement in the learning process. The error analysis was based on the studies of Almouloud (2007), Cury (2015) and Bardin (2011), checking the errors and classifying them according to epistemological and didactical obstacles. It was observed that students made fewer errors in the second activity than in the first. Thus, it can be concluded that when teachers return activities to students the learning process becomes more effective, therefore evidencing that there was a positive response from the students, after the accomplishment of the activities. The results of this research made it possible to design an App to be made available on the Android platform. This app has two sections: one for teachers and one for students, and will certainly contribute to the improvement of the learning Mathematical basic operations.
Descrição: Acompanha: Produção técnica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3317
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.