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dc.creatorDepetris, Laiese-
dc.date.accessioned2024-09-09T16:44:40Z-
dc.date.available2024-09-09T16:44:40Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationDEPETRIS, Laiese. A mobilidade como oportunidade de requalificação urbana: estudo de caso em Almirante Tamandaré/PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34721-
dc.description.abstractThe present work consists in the reasoning research for the implemation of the VLT system in the city of Almirante Tamadaré, Paraná, with the TOD – Transit-Oriented Development. Throught the research of Theoretical Reference it was possible to understand the definition of urban space as well as it’s process. It was also of paramount importance to trace a history of the evolution of urbanization in reaching the emergence of the great metropolises and their ills; in sequence, topics related to urban mobility were addressed, and issues related to their development in conjunction with sustainable transport were studied, as well as concepts linked to urban rail transport, and the light rail system (LRT). Proceeded to a study around the history and context of the municipality, including its insertion in the region metropolitan area of Curitiba; for this purpose, a diagnosis of its main socioeconomic and physical-territorial aspects was carried out, seeking to understand how the road and rail infrastructure unfolds in the municipality’s space. Based on the data studied, a search was made for national and international case studies, which fit in some way to the assumption of this work, which are used as references for the development of design guidelines, and the development of the project. Finally, with the support of the topics studied, pre-constructive parameters were established for the implementation of the LRT project, such as the delimitation of the intervention area, definition of modes and urban routes and policies, in order to minimize the conflicts related urban mobility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte sustentável - Almirante Tamandaré (PR)pt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectTransporte - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectSustainable transportation - Almirante Tamandaré (Paraná, Brazil)pt_BR
dc.subjectRailroadspt_BR
dc.subjectPublic spacespt_BR
dc.subjectTransportation - Social aspectspt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.titleA mobilidade como oportunidade de requalificação urbana: estudo de caso em Almirante Tamandaré/PRpt_BR
dc.title.alternativeMobility as an oportunity of urban redevelopment: study of case in Almirante Tamandaré/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na pesquisa de fundamentação para a implantação do sistema VLT na cidade de Almirante Tamandaré/PR por meio do DOTS – Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. Através da pesquisa de referenciais teóricos, foi possível compreender a definição de um espaço urbano, bem como seus processos. Também foi de suma importância, traçar um histórico da evolução da urbanização no Brasil chegando ao surgimento das grandes metrópoles e suas mazelas; em sequência, foram abordados tópicos relacionados à mobilidade urbana, analisando questões referentes ao seu desenvolvimento em conjunto com o transporte sustentável, além de conceitos atrelados ao transporte urbano ferroviário, e o sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). Seguiu-se para um estudo quanto ao histórico e contextualização do município, compreendendo a sua inserção na região metropolitana de Curitiba; para tal, foi realizado um diagnóstico de seus principais aspectos socioeconômicos e físico-territoriais, buscando entender como a infraestrutura rodoferroviária se desdobra no espaço do município. Com base nos dados estudados, realizou-se uma busca por estudos de caso nacionais e internacionais, que se adequem de alguma forma ao pressuposto deste trabalho, sendo estes utilizados como referenciais para a elaboração das diretrizes projetuais, e o desenvolvimento do projeto. Por fim, com o respaldo dos tópicos estudados, estabeleceram-se parâmetros para a implantação do projeto de VLT, tais como a delimitação da área de intervenção, definição de modais e vias e políticas urbanas, de forma a minimizar os conflitos relacionados à mobilidade urbana.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Rolando de-
dc.contributor.referee1Gabardo, Marta Maria Bertan Sella-
dc.contributor.referee2Proença, Anderson Dias de Almeida-
dc.contributor.referee3Yamamoto, Isuru-
dc.contributor.referee4Lima, Paulo Rolando de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

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