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Título: Mortalidade de frangos de corte relacionada aos fatores térmicos e do transporte pré-abate
Título(s) alternativo(s): Thermal and transportation factors in the mortality of cutting chickens intended for slaughter
Autor(es): Canterle, Ygor Caldeira
Orientador(es): Mendes, Angélica Signor
Palavras-chave: Frango de corte
Animais - Proteção
Animais - Transporte
Broilers (Chickens)
Animal welfare
Animals - Transportation
Data do documento: 27-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CANTERLE, Ygor Caldeira. Mortalidade de frangos de corte relacionada aos fatores térmicos e do transporte pré-abate. 2018. 48 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar os fatores térmicos e do transporte na mortalidade de frangos de corte destinados ao abate. Foram avaliados 299 lotes de aves de corte comerciais, fêmeas, das linhagens Cobb e Ross, com idades entre 27 a 34 dias, com peso médio de 1,398 kg. As aves provinham de aviários da região Sudoeste do Paraná, as quais foram abatidos no mês de abril e julho de 2016. As informações para a condução deste estudo foram extraídas de um banco de dados pertencentes a uma empresa integradora privada. As variáveis analisadas foram: quantidade de aves de cada lote, peso médio, idade, linhagem, tempo de percurso, número de cargas, mortos no transporte, temperatura e umidade relativa do ar na apanha e na chegada ao abate e lotação de aves por aviário. A obtenção dos dados de temperatura de bulbo seco e umidade relativa do ar correspondentes aos horários, datas e regiões de origem e destino dos lotes foi adquirida por estação meteorológica localizada na cidade de Dois Vizinhos/PR. Para a análise estatística das variáveis, utilizou-se o modelo linear generalizado com distribuição binomial através de uma regressão logística, por meio do software R. Os resultados encontrados demonstram que a variável que influenciou na mortalidade das aves foi o tempo de transporte, sendo que cada aumento de unidade de tempo aumenta em 0,0065% as chances de morte do animal. Nestas condições de tempo de transporte de aves o menor tempo de 10 minutos, proporcionou maior conforto para as aves.
Abstract: The objective of the present study was to evaluate the thermal and transport factors in the mortality of broilers for slaughter. A total of 299 commercial broiler chickens, female, from Cobb and Ross, aged 27 to 34 days, weighting 1.398 kg, were evaluated. The animals came from aviaries from the Southwest of Paraná, which were slaughtered in April and july of 2016. The information for conducting this study was extracted from a database belonging to a private integrating company. The variables analyzed were: number of birds of each batch, mean weight, age, lineage, time of travel, number of loads, transport dead, temperature and relative humidity of the catch, temperature and relative humidity of the air at arrival at slaughter and stocking of birds by aviary. The dry bulb temperature and relative air humidity data obtained from the schedules, dates and regions of origin and destination of the lots were made through the weather station on Dois Vizinhos city. For the statistical analysis of the variables, the generalized linear model with binomial distribution was used through a logistic regression. The results show that the variable that influenced the mortality of the birds was the transport time, and that each increase in unit time increases the chances of death of the animal by 0.0065%. Less time of 10 minutes, provided greater comfort for birds.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4027
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