Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4389
Título: Os três momentos pedagógicos no ensino de matemática para educação de jovens e adultos em privação de liberdade
Título(s) alternativo(s): The three pedagogical moments in teaching mathematics for education of young and adults in deprivation of liberty
Autor(es): Gaióski, Luzia
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Adolescentes e adultos - Educação
Prisioneiros - Educação
Mathematics - Study and teaching
Problem solving
Teenagers and adults - Education
Prisoners - Education
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GAIÓSKI, Luzia. Os três momentos pedagógicos no ensino de matemática para educação de jovens e adultos em privação de liberdade. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui particularidades próprias e essas ficam mais evidentes no trabalho com educandos jovens e adultos privados de liberdade. A disciplina de Matemática dentro ou fora da prisão é considerada por muitos como “difícil”, abstrata, com muitas fórmulas e teoremas. Seguindo especificidades estabelecidas pela segurança no ambiente prisional, as aulas de Matemática assumem características convencionais. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição de uma proposta de abordagem, baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Matemática, especificamente na Educação de Jovens e Adultos da Penitenciária Estadual da cidade de Ponta Grossa - PR. A pesquisa, com enfoque qualitativo, foi desenvolvida junto aos alunos do regime fechado, matriculados na disciplina de Matemática, no decorrer do ano de 2018. Para isso, foi proposto um trabalho com abordagem nessa metodologia, a fim de, rever conceitos matemáticos sobre medidas de comprimento, aplicados em situações problemas. Considerando o quadro teórico estabelecido, a pesquisa ação foi desenvolvida no decorrer de dez aulas e tomou-se por base os estudos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) da área de Ensino de Ciências e Dante (1998), Onuchic (1999) pesquisadores sobre Resolução de Problemas no Ensino de Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários constituídos de perguntas abertas e entrevistas coletivas, fotografias e narrativas. A postura dialógica, a participação nas aulas, a interpretação das respostas aos questionários e as transcrições das entrevistas mediante a pesquisa ação sugerem que a metodologia empregada é um diferencial nas aulas de Matemática no ambiente prisional. Os resultados obtidos com essa pesquisa evidenciam que esta proposta de abordagem auxilia na apropriação dos conceitos matemáticos, na leitura das situações do cotidiano e na resolução de problemas. Como produto educacional oriundo desse estudo, foi elaborado um Caderno de estratégias pedagógicas, contendo a descrição da proposta.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) has its own particularity and these are more evident in working with young learners and adults deprived of their freedom. Mathematics in or out of prison is considered by many to be "difficult", abstract, with many formulas and theorems. Following the specifics established by security in the prison environment, Mathematics classes assume conventional characteristics. Thus, the present work aims to evaluate the contribution of a proposal of approach, based on Three Pedagogical Moments (3MP), allied to Problem Solving for Mathematics Teaching, specifically in the Education of Young and Adults of the State Penitentiary of the city of Ponta Grossa - PR. The research, with a qualitative focus, was developed with the students of the closed regime, enrolled in Mathematics discipline, during the course of 2018. For that, a work with an approach in this methodology was proposed in order to review mathematical concepts about measures applied in problematic situations. Considering the established theoretical framework, the action research was developed during ten classes and was based on the studies of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002) of the area of Science Teaching and Dante (1998) e Onuchic (1999) researchers on Problem Solving in Mathmatics Teaching. Data were collected through questionnaires consisting of open questions and collective interviews, photographs and narratives. The dialogical posture, the participation in the classes, the interpretation of questionnaire responses and interview transcripts through action research suggest that the methodology used is a differential in the classes of Mathematics in the prison environment. The results obtained with this research show that this proposal of approach assists in the appropriation of mathematical concepts, in the reading of everyday situations and in problem solving. As an educational product from this study, a booklet on pedagogical strategies was prepared, containing the description of the proposal.
Descrição: Acompanha Produção Técnica: Os três momentos pedagógicos no ensino de matemática para educação de jovens e adultos em privação de liberdade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4389
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Gaióski, Luzia_2019.pdf6,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Gaióski, Luzia_2019_1.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.