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Título: Sistemática filogenética: uma análise dos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015
Título(s) alternativo(s): Phylogenetic systematics: an analysis of the biology textbooks approved by PNLD 2015
Autor(es): Ribeiro, Eliziane
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Livros didáticos
Análise cladística
Biology - Study and teaching
Textbooks
Cladistic analysis
Data do documento: 5-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RIBEIRO, Eliziane. Sistemática filogenética: uma análise dos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A pesquisa em questão teve como objeto livros didáticos do ensino médio, considerando que a uma predominância da Sistemática Tradicional, a qual utiliza o método intuitivo de reunir os táxons como única referência para descrever as características e classificar a diversidade biológica. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD/2015 e escolhidos pelas escolas públicas de União da Vitória/PR a fim de verificar se estes utilizam o conhecimento da Sistemática Filogenética para o estudo e organização da diversidade biológica. Adotou-se como metodologia a abordagem quali-quantitativa do tipo documental/bibliográfica e ela foi desenvolvida por meio da metodologia da análise de conteúdo proposta por Moraes (1999). As categorias de análise foram construídas a partir dos objetivos apontados em quatro unidades temáticas de três temas estruturadores descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM+). Em relação aos livros do PNLD/2015, os resultados evidenciam uma predominância da categoria “Relacionar a existência de características comuns entre os seres vivos com sua origem única”, com 59,4% das unidades de análise. A vista disso, pode-se inferir que o eixo de partida dessa discussão pode ser a influência recíproca de ideias entre os pesquisadores do período que formam o coletivo de pensamento na construção científica. Como contribuição da pesquisa, sugere-se que os livros didáticos passem por uma contínua avaliação, com o intuito de minimizar erros conceituais. Além disso, são necessárias avaliações sob uma perspectiva integradora, que almeje a contextualização e a interconexão dos assuntos tratados ao longo do livro didático, garantindo que os pressupostos estabelecidos nos PCNEM+ sejam aplicados ao livro didático.
Abstract: This research had analyzed high school textbooks and the predominance of the intuitive method of gathering the taxa as the only reference to describe the characteristics and classify the biological diversity in Traditional Systematics. Thus, this paper had aimed to analyze biology textbooks approved by PNLD/2015 and used by the public schools of União da Vitória, Paraná, to verify if they used the knowledge of Phylogenetic Systematics for the study and organization of biological diversity. The qualitative and quantitative approach of documentary/bibliographic type had been developing by the content analysis methodology proposed by Moraes (1999). The categories of analysis were constructing from the objectives pointed out in four thematic units of three structuring themes described in the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM+). Regarding the books of PNLD/2015, the results showed a predominance of the category “Relating the existence of common characteristics among living beings and their unique origin”, with 59.4% of the analysis' units. For this reason, it could be inferred that the started point of this discussion could be the reciprocal influence of ideas among researchers in scientific construction of the period that formed collective thought. So, it is suggesting that textbooks should pass through continuous evaluation to minimize conceptual errors. Also, assessments are required from an integrative perspective, aimed to contextualize and interconnect the subjects covered the textbook, and ensured the assumptions set out in the PCNEM+ are applying on the textbook.
Descrição: Acompanha produção técnica: Manual Didático para Elaboração de Cladograma
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4724
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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