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Título: O desafio de formar formadores na e para a educação tecnológica: o método misto de pesquisa para análise dos saberes e da aprendizagem docente no contexto das tecnologias de informação e comunicação
Autor(es): Gravonski, Isabel Ribeiro
Orientador(es): Moreira, Herivelto
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores - Formação
Estratégias de aprendizagem
Interação social
Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Educational technology
Teachers, Training of
Learning strategies
Social interaction
Information technology
Technological innovations
Data do documento: 22-Fev-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRAVONSKI, Isabel Ribeiro. O desafio de formar formadores na e para a educação tecnológica: o método misto de pesquisa para análise dos saberes e da aprendizagem docente no contexto das tecnologias de informação e comunicação. 2013. 283 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas sobre a importância das tecnologias para a educação, mais especificamente como a informática pode auxiliar no processo ensino e aprendizagem. As Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) se diferem de muitos outros recursos didáticos, pois além de seus benefícios ferramentais, possibilitam maior acesso à informação e novos espaços de interação. Porém, o profissional da educação necessita de formação para maior aproveitamento destas tecnologias em sala de aula, pois a tecnologia digital exige mais que conhecimento técnico da ferramenta. O objetivo do estudo foi analisar como os docentes que ministram aulas em cursos de licenciatura aprendem para formar professores para o contexto das tecnologias de informação e comunicação. O presente estudo justifica-se pela necessidade de se voltar o olhar para a prática do docente de nível superior que atua em cursos de licenciatura a fim de identificar como se dá o processo de aprendizagem deste profissional e qual a interferência que as tecnologias estão exercendo na formação de novos professores. A metodologia utilizada foi o delineamento misto sequencial exploratório que mistura abordagens qualitativas e quantitativas na investigação. Na abordagem qualitativa, primeira fase do estudo, fez-se a análise de dados multifocais obtidos por meio de documentos e entrevistas individuais semiestruturada. Como documentos institucionais foram analisados o Projeto Pedagógico Institucional de uma universidade pública do Paraná e os currículos de seus cursos de licenciatura. Além desses documentos, fez-se a análise de relatórios de observação em um evento da referida Instituição. Para a entrevista foram escolhidos intencionalmente dez (10) professores que faziam parte do grupo de discussão sobre as licenciaturas. Com os resultados desta fase, desenvolveu-se um instrumento de coleta de dados para a segunda fase, a de abordagem quantitativa. O questionário foi validado por doutores, testado em um estudo piloto e, por fim, administrado a uma amostra constituída de 143 professores representantes de todos os cursos de licenciatura da instituição. Além de identificar e mensurar os saberes docentes e a utilização das TICs nos respectivos cursos, os principais resultados do estudo foram: a valorização da prática na formação de professores e do ensino com pesquisa como característica da Educação Tecnológica, o reconhecimento da importância da experiência docente para a utilização das tecnologias da informação e comunicação como tecnologias educacionais e, enfim, com a integração dos resultados obtidos nas duas fases do estudo, caracterizou-se a aprendizagem docente como o resultado de práticas interativas mediadas pelas experiências compartilhadas em comunidades.
Abstract: Numerous studies have been developed on the importance of technology in education, specifically how informatics can assist in the teaching and learning process. The Information and Communication Technologies (ICTs) differ from many other educational resources, since besides its tool benefits; it allows greater access to knowledge and fosters new spaces of interaction. However, educational professionals need to take more advantage to further exploit these technologies in the classroom, since the digital technology requires more than technical knowledge of the tool. The aim of the present study was to analyze how teachers who teach in undergraduate courses for teacher education learn to train teachers for the context of information and communication technologies. This study is justified by the need to look back to the teaching practice on higher education in order to identify how those professionals are learning to be teachers, and what interference technologies are exerting on the preparation of new teachers. The methodology used was the exploratory sequential mixed design that blends qualitative and quantitative approaches in research. In the qualitative approach, the first phase of the study, a multifocal analysis was performed through documents and semi-structured individual interviews. The institutional documents analyzed were the Institutional Educational Project of a state university in Paraná and the curricula of their undergraduate for teaching education courses. In addition to these documents, observations of reports of an institutional event were performed as well. For the interview were chosen intentionally ten (10) teachers who were part of a discussion group about the undergraduate for teaching education courses. From the results of this phase, it was developed an instrument to collect data for the second phase. In this second phase of the study, quantitative, the questionnaire was validated by doctors, tested in a pilot study and ultimately administered to a sample of 143 teachers representing all undergraduate for teacher education courses of the institution. In addition to identifying and measuring teacher knowledge and use of ICT in their courses, the main results of the study were: the valorization of practice in teacher education and teaching with research as characteristic of Technological Education, recognition of the importance of the teaching experience on using information and communication technologies as educational technologies, and, finally, with the integration of the results obtained in the two study phases, it was possible to characterize teacher learning as the result of interactive practices mediated by shared experiences in communities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/483
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