Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10198
Título: Aplicação de RCM no processo de manutenção de uma linha de extrusão de não tecido
Autor(es): Moreira, Bruno Cesar
Paulin, Guilherme Niciaki
Orientador(es): Fernandes, João Mário
Palavras-chave: Confiabilidade
Métodos de linha de montagem
Administração da produção
Reliability
Assembly-line methods
Production management
Data do documento: 11-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, Bruno Cesar; PAULIN, Guilherme Niciaki. Aplicação de RCM no processo de manutenção de uma linha de extrusão de não tecido. 2015. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O RCM, do inglês Reliability Centered Maintenance (Manutenção Centrada em Confiabilidade), é uma técnica de manutenção que vem sendo adotada em várias empresas no mundo. Consiste na implantação de uma sistemática de manutenção baseada nas possíveis falhas e funcionalidades de um determinado equipamento de uma linha produtiva. Isso faz com que se obtenha um aumento na disponibilidade e confiabilidade de máquina, diminuição de perdas, melhores condições para planejamento de produção, dentre outras vantagens. Visando um aumento de rentabilidade da produção, este trabalho faz a aplicação do conceito de RCM em parte de uma unidade de extrusão de uma linha de produção de não tecidos. A partir do levantamento e análise do histórico de falhas dos equipamentos foi realizado um estudo para identificar quais os tipos (preventiva, preditiva e corretiva) e frequências de manutenções mais adequadas para cada tipo de equipamento presente na linha de produção e com o apoio de manuais e corpo técnico foi levantado quais as possíveis falhas presentes em cada equipamento. Quando realizado o cruzamento desses dados relatados anteriormente de forma priorizada (por funcionalidades) com o custo de manutenção e o custo de uma quebra de máquina, pode ser determinada uma sistemática de manutenção para a linha em estudo com alto grau de confiabilidade e qualidade. Consequentemente a implementação de um projeto como este aumenta a margem de lucro por quilo produzido e também aumenta a vida útil dos equipamentos. Outro ganho considerável que se obtém é uma melhora nas condições de trabalho para o setor de manutenção da empresa, pois reduzindo o número de falhas e aumentando a qualidade de manutenções preventivas e preditivas, pode-se trabalhar de uma forma mais planejada e organizada.
Abstract: The Reliability Centered Maintenance (RCM) is a maintenance technique that has been adopted in several companies in the world. It consists of the implementation of a systems-based maintenance in the possible failures and functionality of a piece of equipment of a production line. This makes obtain an increase in the availability and machine reliability, reduced losses, best condition for production planning among other advantages. Aiming to increase the profitability of production, this work is the application of the RCM concept in an extrusion unit of a nonwoven production line. From the survey and analysis of equipment failure history a study was conducted to identify what types (preventive, predictive and corrective) and frequency most appropriate maintenance for each type of equipment in the production line and with the support of machine manuals and staff was raised what possible flaws present in each equipment. When done the crossing of previously reported data prioritized form (features) with the cost of maintenance and the cost of a machine breakage, can be determined a systematic maintenance for online study with a high degree of reliability and quality. Consequently the implementation of such a project increases the profit margin per kilogram produced and also extends the life of the equipment. Another considerable gain you get is an improvement in working conditions for the company's maintenance sector, for reducing the number of failures and increasing the quality of preventive maintenance, you can work in a more planned and organized manner.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10198
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_28.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.