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Título: Otimização do balanceamento de uma linha de montagem de caixas de transmissão utilizando modelos matemáticos
Autor(es): Noso, Fabio Tadashi
Pelegrini, Fernando Tiago
Orientador(es): Magatão, Leandro
Palavras-chave: Métodos de linha de montagem
Modelos matemáticos
Controle de custo
Pesquisa operacional
Assembly-line methods
Mathematical models
Cost control
Operations research
Data do documento: 7-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOSO, Fabio Tadashi; PELEGRINI, Fernando Tiago. Otimização do balanceamento de uma linha de montagem de caixas de transmissão utilizando modelos matemáticos. 2014. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente projeto consiste em um estudo de otimização do balanceamento de uma linha de montagem de caixas de transmissão de uma empresa localizada na região metropolitana de Curitiba. A linha em análise apresenta sinais de desbalanceamento nas atividades realizadas nas estações de trabalho, sendo perceptível a ociosidade de alguns operadores, além de outros desperdícios do meio produtivo. Diante dessa situação, é clara a necessidade de buscar um aperfeiçoamento na distribuição de tarefas entre as estações e os operadores da linha. Com o objetivo de resolver esse problema de desbalanceamento, primeiramente realizou-se a coleta de dados reais da linha. Após isso, o modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM) apresentado por Leal (2013) foi aprimorado para contemplar características específicas da linha, tais como, existência de tarefas totalmente automatizadas e limitações de deslocamento de operadores em um conjunto de estações de trabalho. A implementação e a resolução computacional do modelo foram realizadas no software IBM ILOG CPLEX Optimization Studio (IBM-CPLEX, 2013). Foram obtidas respostas aprimoradas para o balanceamento da linha em relação à real condição operacional, indicando uma solução de equilíbrio na distribuição de tarefas entre as estações de trabalho e os operadores. Os resultados obtidos indicam, por exemplo, uma possibilidade de diminuição do tempo de ciclo de 1533 UT (Unidades de Tempo) para 1350 UT. Um experimento adicional indicou, ainda, a possibilidade de diminuição do número de operadores da linha de 18 para 16, mantendo-se a capacidade produtiva otimizada (tempo de ciclo em 1350 UT). Dessa forma, a solução de balanceamento obtida sugere uma possibilidade de aumento da eficiência da linha com a consequente redução de custos, quantificada na seção de resultados.
Abstract: The proposal of this project is to perform a line balancing optimization study of a gearbox assembly line, located in a company in the metropolitan region of Curitiba. This line shows signs of unbalance in the activities performed in the workstations, with noticeable idleness of some operators, besides other waste from the production environment. Given this situation, it is clear the necessity to seek an improvement in the distribution of tasks between stations and operators. In order to solve this unbalance problem, first, actual information of the line was collected. After this, the mathematical model on Mixed Integer Linear Programming (MILP) presented by Leal (2013) has been improved to address specific characteristics of the line, such as the existence of total automated tasks and limitations regarding the position of operators on a set of workstations. Implementation and computational resolution of the model were performed on the IBM ILOG CPLEX Optimization Studio software (IBM-CPLEX, 2013). Compared to the actual operating condition, improved results were obtained for the line balancing problem, indicating an equilibrium solution in the distribution of tasks between workstations and operators. The results indicate, for example, a possibility of decreasing the cycle time from 1533 UT (units of time) to 1350 UT. An additional experiment also indicated the possibility of reducing the number of operators from 18 to 16, maintaining an optimized production capacity (cycle time in 1350 UT). Thus, the balancing solution obtained suggests a possibility of increasing the efficiency of the line with the consequent cost reduction, quantified in the results section.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10284
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