Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10505
Título: Reprojeto de motor stirling tipo gama didático
Título(s) alternativo(s): Desaing of didactical gamma type stirling ensgine
Autor(es): Buosi, Diogo Cesar Franzoi
Orientador(es): Hioki, Daniel
Palavras-chave: Motores
Projetos de engenharia
Projeto de produto
Termodinâmica
Engenharia mecânica
Motors
Engineering design
Product design
Thermodynamics
Mechanical engineering
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUOSI, Diogo Cesar Franzoi. Reprojeto de motor stirling tipo gama didático. 2016. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Muitas vezes para alunos, o estudo da teoria apenas por meio de referências bibliográficas não se torna suficiente para a sua correta absorção. Para o domínio das teorias que envolvem os motores, torna-se necessária a fabricação de um motor, para que, além do princípio estimulante gerado para este aprendizado, fique mais claro quais são os processos termodinâmicos envolvidos, como é a mecânica de funcionamento, por exemplo. A oportunidade de desenvolver um motor Stirling tipo gama didático (por meio da aplicação de uma metodologia de projeto adequada) com menores custos de fabricação e melhor desempenho se encaixa nas justificativas antes descritas. Logo, o objetivo do presente trabalho visou reprojetar um modelo de motor Stirling tipo gama, sendo aplicadas ferramentas de gestão de projeto (como levantamento do estado da arte, mapeamento “AS IS” e estudos de viabilidade), permitindo, ao final, a construção e o funcionamento de um motor com um custo de fabricação 10% inferior e relação potência-peso 60% superior ao modelo reprojetado.
Abstract: Muitas vezes para alunos, o estudo da teoria apenas por meio de referências bibliográficas não se torna suficiente para a sua correta absorção. Para o domínio das teorias que envolvem os motores, torna-se necessária a fabricação de um motor, para que, além do princípio estimulante gerado para este aprendizado, fique mais claro quais são os processos termodinâmicos envolvidos, como é a mecânica de funcionamento, por exemplo. A oportunidade de desenvolver um motor Stirling tipo gama didático (por meio da aplicação de uma metodologia de projeto adequada) com menores custos de fabricação e melhor desempenho se encaixa nas justificativas antes descritas. Logo, o objetivo do presente trabalho visou reprojetar um modelo de motor Stirling tipo gama, sendo aplicadas ferramentas de gestão de projeto (como levantamento do estado da arte, mapeamento “AS IS” e estudos de viabilidade), permitindo, ao final, a construção e o funcionamento de um motor com um custo de fabricação 10% inferior e relação potência-peso 60% superior ao modelo reprojetado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10505
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_39.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.