Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastanha, Andrelissa Gorete
dc.date.accessioned2020-11-13T13:07:04Z-
dc.date.available2020-11-13T13:07:04Z-
dc.date.issued2016-12-09
dc.identifier.citationCASTANHA, Andrelissa Gorete. Intervenção pedagógica lúdica em sala de recursos multifuncionais: explorando o corpo humano. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11094-
dc.description.abstractThis work is an integral part of the Intervention Project in the Multifunctional Resource Room of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID) of the Licentiate in Biological Sciences course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos campus (UTFPR-DV). In this sense, it was necessary to develop an intervention focused on the study of the Biological Systems that constitute the Human Body. Thus, the present work had as general objective the improvement of the teaching-learning process from the use of didactic games. Also, it had specific objectives to approach the contents about the systems themselves, the participation and the integration of the students. Within the methodological procedures, demonstrative / practical lessons were given in a Multifunctional Resource Room, weekly, for twelve weeks, covering the three-hour lesson each. From the activities carried out, important results were obtained, including the construction of innovative didactic games (memory games, bingo games, dominoes and a board game) and practical lessons. In addition, with the application of pre and post questionnaires some statistical calculations could be evaluated, relating previous knowledge with what was possible to learn during the lessons taught. Through the application of the project we obtained reports from the teachers involved and, with that, providing the valuation of the work developed. To conclude, all the applied games motivated the idea of constructing a support material for teachers in order to help the teacher to build his own human body-related educational games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSistemas biológicospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectBiological systemspt_BR
dc.titleIntervenção pedagógica lúdica em sala de recursos multifuncionais: explorando o corpo humanopt_BR
dc.title.alternativeEdutainment pedagogical intervention in a multifunctional resource room: the human bodypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é parte integrante do Projeto de Intervenção em Sala de Recursos Multifuncionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Nesse sentido, levantou-se a necessidade de desenvolver uma intervenção com foco no estudo dos Sistemas Biológicos que constituem o Corpo Humano. Assim, o presente trabalho teve por objetivo geral o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de jogos didáticos. Além disso, teve como objetivos específicos a abordagem dos conteúdos sobre os próprios sistemas, a participação e a integração dos alunos. Dentro dos procedimentos metodológicos, foram ministradas aulas demonstrativas/práticas em uma Sala de Recursos Multifuncionais, semanalmente, durante doze semanas, abrangendo o período de três horas aula cada uma. A partir das atividades desenvolvidas obtiveram-se resultados importantes, dentre os quais a construção de jogos didáticos inovadores (jogos de memória, bingos, dominós e um jogo de tabuleiro) e a realização de aulas práticas. Além disso, com a aplicação de questionários pré e pós alguns cálculos estatísticos puderam ser avaliados, relacionando o conhecimento prévio com o que foi possibilitado aprender durantes as aulas ministradas. Através da aplicação do projeto obteve-se relatos das professoras envolvidas e, com isso, proporcionando a valorização do trabalho desenvolvido. E para concluir, todos os jogos aplicados motivaram a ideia da construção de um material de apoio aos professores com o intuito de ajudar o professor a construir seus próprios jogos didáticos relacionados ao corpo humano.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Patricia Franchi de
dc.contributor.referee1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee2Freitas, Patricia Franchi de
dc.contributor.referee3Mascarello, Leide Daiane do Nascimento
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2016_2_04.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.