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Título: A inclusão de deficientes visuais no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The inclusion of visually disable in science education
Autor(es): Bielski, Josiane
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Inclusão escolar
Ensino - Meios auxiliares
Science - Study and teaching
Mainstreaming in education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 13-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: BIELSKI, Josiane. A inclusão de deficientes visuais no ensino de ciências. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino de Ciências, observando quais as estratégias e metodologias didáticas utilizadas pelos professores de duas escolas públicas do Município de Quedas Do Iguaçu-PR, e uma escola pública no município de Espigão Alto do Iguaçu-PR. A investigação envolveu alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental I e II. O estudo teve cunho qualitativo com pesquisa participante, onde a coleta de dados ocorreu por meio da observação das aulas de Ciências, entrevista aos alunos interessados, e questionário para os professores. A partir da coleta, análise e discussão de dados foi possível concluir que o direito de inclusão e igualdade é um processo novo, com muitos desafios e obstáculos. As políticas educacionais implantadas deixam a desejar no que se diz respeito a capacitação de professores e melhoria de condições no espaço físico, também não oferecem o suporte necessário para a escola se tornar igualitária, observou-se que ainda há o preconceito, segregação e ensino precário. Na tentativa de minimizar essa situação foi desenvolvido alguns materiais didáticos adaptados a deficientes visuais, que facilitou seu aprendizado de conteúdos de Ciências, bem como, ofereceu aos professores sugestões para trabalhar com seus alunos, a fim de tornar igualitário o Ensino de Ciências.
Abstract: The present work aimed to investigate how the inclusion of visually disable students in Science Education, observing strategies and methodologies are used by teachers of two public schools in the city of Quedas do Iguaçu-PR, and one public school in the city of Espigão Alto do Iguaçu-PR. The study involved visually disabled students of Elementary School I and II. The study was qualitative with participant research, where the data collection took place through observation of science classes, interviews with interested students, and a questionnaire for teachers. From the collection, analysis and discussion of data, it was possible to conclude that the right to inclusion and equality is a new process with many challenges and obstacles. The educational policies deployed lack in teacher training and improvements in the physical space, they do not provide the necessary support for the school to become egalitarian; it was observed that there is still prejudice, segregation and poor education. In an attempt to minimize this situation, some didactic material adapted to visually disabled were developed, which facilitated their learning in Science, as well as offered to the teachers suggestions to work with their students in order to make the Science teaching equitable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11123
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