Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21361
Título: Os fluxos de processos na gestão pública de transportes terrestre numa instituição militar da região sudeste
Autor(es): Ferreira, Francis Eduardo do Carmo
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Processos
Gestão do conhecimento
Eficiência organizacional
Administração pública
Trials
Knowledge management
Organizational effectiveness
Public administration
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Francis Eduardo do Carmo. Os fluxos de processos na gestão pública de transportes terrestre numa instituição militar da região sudeste. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Uma organização quando foca que o cliente é algo de suma importância para sua subsistência adquiri novas praticas em análise e modelagem de processos de forma a: conhecer, entender e reorganizar o sentido do fluxo do trabalho que gera valores a produtos e/ou serviços final ao cliente. Pensando em um fator que gere vantagem competitiva as mais diversas formas de organização tem investido pesado na gestão de processos com o intuito de atender a cada dia melhor o mercado. Este trabalho tem por objetivo mostrar metodologicamente como a gestão por processos pode contribuir nas Organizações Públicas. Este método conceito “sob forma de processos na busca pela qualidade” tem sido aplicado na cidade de São José dos Campos em um Instituto Federal de Pesquisa Através de pesquisa documental, ficou claro os avanços e benefícios alcançados. Certamente partindo da visão elaboração de processos o problema será mais expositivo e ganhará uma melhor resolução e compreensão. Quando o trabalho é realizado de forma empírica e sem fundamentação cientifica, os problemas não solucionados constantemente reaparecem e criam um retrabalho. Após observar, analisar e enfrentar com eficiência e eficácia as dificuldades, otimiza-se o tempo e novas situações-problemas ganham espaço na agenda. É possível perceber que com o mapeamento de processos o crescimento desordenado das Organizações começa a ser contingenciados.
Abstract: When an organization focuses on the customer is something very important for their livelihood acquire new practices in analysis and modeling of processes in order to: know, understand and reorganize the direction of work flow that generates values to products and / or services to end customer. Thinking about a factor that generates competitive advantage the most diverse forms of organization has invested heavily in management processes in order to meet better every day the market. This work aims to show methodologically as the process management can contribute in Public Organizations. This method concept "form of processes in the quest for quality" has been applied in the city of São José dos Campos in a Federal Research Institute Through documentary research, it became clear the advances and benefits achieved. Certainly based on the vision making processes the problem will be more exhibition and gain a better understanding and resolution . When work is carried out empirically and without scientific justification, the problem unsolved constantly reappear and create a rework. After observing, analyzing and address efficiently and effectively the difficulties, tune the time and new situations - problems gain space on the agenda. You can see that with the process mapping the uncontrolled growth of organizations are beginning to be contingent.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21361
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_2013_10.pdf376,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.