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Título: A temática ambiental no currículo de química do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The environmental theme in the chemistry curriculum of the state of São Paulo
Autor(es): Domeneghi, Liliane Samira Becari Nogueira
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Educação ambiental
Química
Pragmatismo
Environmental education
Chemistry
Pragmatism
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DOMENEGHI, Liliane Samira Becari Nogueira. A temática ambiental no currículo de química do estado de São Paulo. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018.
Resumo: Este artigo relata uma investigação acerca da incorporação da temática ambiental no currículo de Química do estado de São Paulo, que buscou identificar os elementos da temática ambiental e os enfoques da Educação Ambiental (EA) contidos no documento. Considerando a natureza da fonte dos dados para esta investigação, foi desenvolvida uma pesquisa documental utilizando-se da abordagem qualitativa. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica denominada “Análise de Conteúdo”, proposta por Laurence Bardin. Os elementos da temática ambiental encontrados nos documentos possibilitaram a construção de unidades de registro que, posteriormente, foram agrupadas em três categorias: “uso e apropriação de recursos naturais”, “impactos da presença antrópica no ambiente”, e “propostas para uma nova relação com o ambiente”. A partir daí, foi observada uma predominância da abordagem de elementos que evidenciam os impactos da presença antrópica no ambiente, possivelmente motivada pelos crescentes episódios de degradação ambiental da atualidade. Contudo, ao abordar as propostas para uma nova relação com o ambiente, o texto curricular evidencia elementos que correspondem ao enfoque pragmático da EA, o que pode conduzir à ausência da problematização das relações de poder existentes em nossa sociedade, conferindo à EA, abordada neste currículo, como um limitado potencial transformador da relação entre sociedade e natureza.
Abstract: This article reports an investigation about the incorporation of the environmental theme in the chemistry curriculum of the State of São Paulo, which sought to identify the elements of the environmental theme and the approaches of Environmental Education (EA) contained in the document. Considering the nature of the data source for this research, a documentary research was developed by using the qualitative approach. For data analysis, the technique called “Content Analysis”, was proposed by Laurence Bardin. The elements of the environmental theme found in the documents, made it possible to construct registration units that were later grouped into three categories: “use and appropriation of natural resources”, “impacts of anthropic presence on the environment”, and “proposals for a new relationship with the environment”. From there, a predominance of the approach of elements that evidence the impacts of the anthropic presence in the environment, possibly motivated by the increasing episodes of environmental degradation in the present time. However, in addressing the proposals for a new relation with the environment, the curricular text evidences elements that correspond to the pragmatic approach of the EA, which can lead to the absence of problematization of the power relations existing in our society, conferring to the EA addressed in this curriculum a limited transformative potential of the relationship between society and nature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21680
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