Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDebastiani, Juliane Zolin
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:25Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:25Z-
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.citationDebastiani, Juliane Zolin. O uso de novas tecnologias como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21683-
dc.description.abstractSociety is becoming more technological, the use of technology is part of the life of the new generations, so this new reality must be accompanied by school institutions. The use of technological resources in the teaching-learning process is increasingly necessary. In this way, the objective of this work was to evaluate the role of new technologies applied to education, explaining the opinion of the teachers interviewed on the use of technologies in the school environment, as well as to observe the this technology has been used by them. For this, a bibliographical and field research was carried out in which a survey of information about the problem was carried out through a quantitative analysis of the data, through a simple questionnaire applied to teachers of public education, in the city of Ubiratã-PR. Sixteen teachers were analyzed, of which 10 (62.5%) were female and six (37.5%) were male. Regarding the use of new technologies as a didactic tool, all the teachers of this research make use of these in the classroom. In relation to the use of technological resources the most used were, TV Pendrive, computer, internet and videos. As to the questioning about students 'learning through technological resources 87% of teachers answered that there is an improvement in the quality of the teaching process learning in the students' learning, 6.25% said that they do not think that the use of technologies improves learning of the students, and the remaining 6.25% suggested that students do not always learn. In this way we must emphasize that more studies like this must be elaborated, so that there is more data on technological education in Brazil, so that we can identify the failures of teaching, so that measures are taken by the government and the teaching staff.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleO uso de novas tecnologias como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe use of new technologies as a didactic tool in the teaching and learning processpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA sociedade está cada vez mais tecnológica, o uso das tecnologias faz parte da vida das novas gerações, por isso essa nova realidade deve ser acompanhada pelas instituições escolares. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem é cada vez mais necessária. Desta maneira este trabalho teve por objetivo avaliar o papel das novas tecnologias aplicadas à educação, expondo a opinião dos professores entrevistados sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar, bem como a forma como esta tecnologia vem sendo utilizado por eles. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo em que foi realizado um levantamento de informações sobre o problema estudado por meio de uma analise quantitativa dos dados, através de um questionário simples aplicado aos professores do ensino público, da cidade de Ubiratã-PR. Foram analisados 16 professores, sendo 10 (62,5%) do sexo feminino e seis (37,5%) do sexo masculino. Com relação ao uso de novas tecnologias como ferramenta didática todos os professores desta pesquisa fazem o uso destas em sala de aula. Em relação a utilização dos recursos tecnológicos o mais utilizados foram, TV Pendrive, computador, internet e vídeos. Quanto ao questionamento sobre a aprendizagem dos alunos por meio de recursos tecnológicos 87% dos professores responderam que há uma melhoria da qualidade no processo de ensino aprendizagem na aprendizagem dos alunos, 6,25% disseram que não julgam que o uso de tecnologias melhora a aprendizagem dos alunos, e os 6,25% restantes sugeriram que nem sempre os alunos aprendem. Desta maneira devemos ressaltar que mais estudos como este devem ser elaborados, para que existam mais dados sobre a educação tecnológica no Brasil, para que assim consigamos identificar as falhas do ensino, para que medidas sejam tomadas por parte do governo e do corpo docente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Blanco, Daniel Rodrigues
dc.contributor.referee1Blanco, Daniel Rodrigues
dc.contributor.referee2Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee3Souza, Josiane Araujo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usotecnologiasferramentadidatica.pdf651,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.