Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21689
Título: Percepção dos educandos sobre a qualidade da água subterrânea do município de Goioerê-PR através de análises físicas e químicas
Título(s) alternativo(s): Perception of the students about the quality of underground water of the city of Goioerê PR by physical and chemical analysis
Autor(es): Murro, Flávio Aparecido
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Água potável
Educação ambiental
Recursos naturais - Conservação
Drinking water
Environmental education
Conservation of natural resources
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MURRO, Flávio Aparecido. Percepção dos educandos sobre a qualidade da água subterrânea do município de Goioerê-PR através de análises físicas e químicas. 2015. 42 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: As águas subterrâneas são consideradas passíveis de contaminação por dejetos orgânicos, industriais, agrotóxicos e pesticidas usados na agricultura que atingem os lençóis freáticos. Desta forma o intuito da pesquisa evidencia a importância em investigar e sensibilizar, os alunos das séries dos sextos ano do ensino fundamental, assim como o 2º ano do magistério, sobre as características da água. As análises coletadas dos quatro pontos escolhidos para presença de metais pesados (alumínio, cádmio e chumbo), turbidez, cor e pH foram realizadas pelo laboratório de Água e Alimentos da Universidade Estadual de Maringá – UEM e, através dos resultados obtidos, foi possível constatar que a amostra coletada apresentava boa qualidade, segue os valores para os parâmetros especificados (AL,CD,PB) se mostraram ausentes (ND), Turbidez 0,12, Cor 2, e PH 6,46 obedecendo aos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente para águas potáveis; Durante as aulas com os alunos do sextos ano assim como também o segundo ano do magistério, entre muitas informações foi trabalhado os conteúdos sobre a qualidade da água bem como, sua quantidade no planeta, e sua importância na manutenção da vida ao meio ambiente. Porém na aplicação do questionário constata-se a inexistência de ações ou projetos ambientais para com a preservação dos recursos hídricos, conclui-se que a resposta para está situação possa estar na articulação das secretarias da educação/meio ambiente, em promoverem projetos educacionais para proporcionar um maior comprometimento com a preservação dos recursos hídricos.
Abstract: The underground waters are considered liable to contamination by organic and industrial waste, agrochemicals and pesticides used in tillage that reach the groundwater. Therefore the intuit of this research is to investigate the truth about groundwater contamination, and educate the students of a sixth grade elementary school, as well as the 2nd year students of elementary education, with The analysis collected from the four (4) different chosen spots looked for the presence of heavy metals (aluminum, cadmium, and lead), turbidity, color, and pH. These tests were conducted by the Water and Food Laboratory of the State University Maringa - UEM. Through the results that were obtained it was possible to notice that the collected samples presented good quality - the values for the specified parameters ( AL, CD, PB) and an absence of (ND), turbidity 0.12, color 2, and PH 6.46 were in compliance with the established parameters of During the classes with the 6th grade and 2nd year of elementary education students, much information was given about the content of water quality as well as its quantity on the planet, as well as its importance in the maintenance of life However, the inexistence of actions or environmental projects for the preservation of hydric resources is noticed. Thus we believe that the answer for this situation would be a coordination of the Departments of Education and Environment, to promote educational projects to provide a bigger commitment to the preservation of the hydric resources.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21689
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_37.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.