Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21723
Título: Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”
Autor(es): Melo, Vanessa da Silva de
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Ensino - Metodologia
Environmental education
Awareness
Teaching - Methodology
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Vanessa da Silva de. Educação ambiental e conscientização dos alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola “Catharina Sinotti”. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a escola e a Educação Ambiental (EA) com um olhar voltado ao Ensino de Ciências. Considerando as transformações que a sociedade vem sofrendo é inevitável não buscarmos soluções e mudanças para garantir melhor qualidade de vida. Com o intuito de analisar ações ambientais de uma escola municipal de Pirassununga-SP, este trabalho realizou entrevistas por meio de um questionário com alunos do 4°ano do ensino fundamental. A escola Catharina Sinotti tem projetos voltados a ações educativas ambientais e verificou-se como esses conhecimentos estão sendo sistematizados e como acontece a relação entre o ensino de Ciências e a EA. Compreendeu-se que a escola busca inserir atividades voltadas a EA, dessa maneira consegue cumprir com as leis existentes bem como cumprir com seu papel social, porém ainda há diante dos alunos certa fragilidade em entender se a EA é uma disciplina, uma ação, um conteúdo ou mesmo uma prática. Os dados obtidos nessa pesquisa servirão para que haja novas posturas e ações diante do posicionamento entre escola e EA.
Abstract: This work had as its theme the school and the Environmental Education (EE) with a focused look at the teaching of science. Considering the changes that society is suffering is inevitable and solutions do not seek changes to ensure better quality of life. With the aim of analyzing environmental actions of a municipal school Pirassununga-SP, this paper conducted interviews using a questionnaire to students in the 4th grade of elementary school Catharina Sinotti The school has educational projects aimed at environmental actions and for that it appeared as these are being systematized knowledge as it happens and the relationship between science teaching and EA. It was understood that the school seeks to insert activities related to EA, this manner can comply with existing laws and fulfill their social role, but there is still some weakness in front of the students to understand if EA is a discipline, an action, content or even practical. The data obtained in this study will serve to there new attitudes and actions on the positioning between school and EA.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21723
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_87.pdf673,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.