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dc.creatorVasconcelos, Daniele Miranda
dc.date.accessioned2020-11-24T19:10:36Z-
dc.date.available2020-11-24T19:10:36Z-
dc.date.issued2014-03-15
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Daniele Miranda. O uso de atividades experimentais no ensino de ciências no nível fundamental. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21737-
dc.description.abstractThis research deals on the use of experiments in science subject in middle school. The choice for this theme was established due to the great importance that investigative practical classes have for the effective development of learning and teaching process. Through them, several contents regarded as difficult to be understood by students would be more comprehensible. This research aims at drawing teachers’ attention to the importance of investigative practical classes, showing which is the real function of experimenting and in which ways it should be conducted, once experimenting is not only to prove theory in practice, but yet, instigate students’ reflection, the investigation of the studied phenomenon, the formulation of hypotheses and even the construction of their own scientific knowledge. However, it is important to highlight that for the experiments to act positively upon learning and teaching process, the teacher has to be the mediator of such knowledge and yet have full mastery of the content to be studied in order to mentor the students. Another relevant aspect of this research is to point out the major difficulties that teachers face when working with experiments. For the development of this study there was an option for the methodological procedure of a field research that was conducted with public school teachers working in different grades from several schools in the town of Ubiratã, Paraná state. The results of this work indicate that teachers perceive the importance of experimental activities for students’ learning. However, this is not a frequent practice in their classes due to several factors, such as limited teaching resources, lack of time, among others. In short this work is a way to educate teachers for the various environments that experimental activities can be worked and also the different materials that can be used in these activities, for example, materials that are present in our day-to-day or low cost. The teacher when working with this type of activity correctly behind numerous benefits for their classes and hence for their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleO uso de atividades experimentais no ensino de ciências no nível fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre o uso de atividades experimentais na disciplina de ciências no ensino fundamental. A escolha deste tema deve-se ao fato da grande importância que as aulas práticas têm no ensino de ciências, em especial as de cunho investigativo. Por meio do uso desse tipo de atividade muitos conteúdos difíceis de serem compreendidos pelos alunos podem se tornar mais compreensíveis. Este trabalho objetiva chamar a atenção dos docentes para a importância das aulas práticas investigativas, bem como mostrar qual a real função das atividades experimentais e de que forma elas devem ser trabalhadas, uma vez que a função dessas aulas é provocar a reflexão dos alunos, a investigação do fenômeno estudado, à formulação de hipóteses, e a construção conhecimento científico. Porém, vale lembrar que para que a experimentação haja de forma positiva no processo de ensino aprendizagem, o professor deve ser mediador desse conhecimento e ainda ter pleno domínio do conteúdo a ser estudado para que possa orientar seus alunos. Outro aspecto relevante desta pesquisa é apontar as maiores dificuldades que os professores enfrenta ao trabalhar com atividades experimentais. Para o desenvolvimento deste trabalho optou-se como procedimento metodológico a pesquisa de campo que foi feita com professores da rede pública de ensino de três colégios distintos e quatro séries do ensino fundamental do município de Ubiratã - PR. Os resultados desse trabalho indicam que os professores percebem a importância das atividades experimentais para o aprendizado dos alunos, porém esta não é uma prática frequente em suas aulas devido a vários fatores, tais como, recursos pedagógicos escassos, falta de tempo dentre outros. Em suma este trabalho é uma maneira de conscientizar os professores para os diversos ambientes que as atividades experimentais podem ser trabalhadas e também os diferentes materiais que podem ser utilizados nessas atividades, como por exemplo, materiais que estão presentes em nosso dia-a-dia ou de baixo custo. O docente quando trabalha com este tipo de atividade de forma correta trás inúmeros benefícios para suas aulas e consequentemente para seus alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
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