Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Solange Cardoso de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:11:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-15 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Solange Cardoso de. A importância de se trabalhar conteúdos de química no ensino fundamental. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21771 | - |
dc.description.abstract | The subject to this research was the relationship between Chemistry and the teaching of Science in the first years of school aiming to point out some forms of working subjects which are related to Chemistry at Elementary School. The subject Natural Science which is developed in the first and final series of Elementary School and Junior High School has the purpose of discussing and presenting to the student the transformations that occur in his daily life and his interaction with them. According to the National Curriculum Parameters (PCNs), Natural Science must seek to develop in students the ability to comprehend nature as a dynamic whole and the human beingas an agent and part of the transformations which happen around them. Physics and Chemistry subject are sometimes not discussed or are presented out of context to the students´ life. Working with Chemistry concepts during Elementary School while contextualizing it to the reality of each student favors a much better interaction between students and the natural, social and technological phenomena, allowing the formation of a citizen who is capable of using his knowledge of scientific and technological nature acquired during his formation. Aspects related to concepts of chemistry are going be approached in this research which can be developed in the teaching of Science in elementary School and Junior High School. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula - Law and legislation | pt_BR |
dc.title | A importância de se trabalhar conteúdos de química no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática a relação da Química com o ensino de Ciências nas séries iniciais, buscando apontar algumas formas de se trabalhar conteúdos relacionados à Química durante o ensino fundamental. A disciplina de Ciências Naturais trabalhada nas séries iniciais e nas séries finais do ensino fundamental I e II visa abordar e apresentar ao aluno as transformações que ocorrem em seu cotidiano e sua relação com as mesmas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirma que as Ciências Naturais devem buscar desenvolver no aluno a capacidade de “compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Os conteúdos de Química e Física muitas vezes não são abordados ou são expostos de maneira descontextualizada do cotidiano do aluno. Trabalhar com conceitos de Química durante todo o ensino fundamental contextualizando com a realidade do aluno favorece uma maior interação por parte dos alunos com fenômenos tecnológicos, naturais e sociais, permitindo à formação de um cidadão que consegue utilizar os conhecimentos de natureza tecnológica e científica adquiridos durante sua formação. No presente trabalho serão abordados aspectos relacionados a conceitos de Química que podem ser trabalhados no ensino de Ciências no ensino fundamental ciclo I e II. Conceitos relacionados ao ensino de Ciências, ensino de Química, bases curriculares nacionais para o ensino fundamental são apresentados com base em pesquisas bibliográficas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Flores, Éder Lisandro de Moraes | |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014_92.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.