Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
dc.date.accessioned2020-11-24T19:12:52Z-
dc.date.available2020-11-24T19:12:52Z-
dc.date.issued2014-03-08
dc.identifier.citationBRANDÃO, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça. Estudo sobre a aprendizagem lúdica da tabela periódica através do jogo super trunfo. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21792-
dc.description.abstractThe use of a teaching resource as a pedagogical tool in a playful way makes learning more appreciated by the students. In this sense the didactic games emerge as an alternative, because they encourage teamwork and teacher - students interaction, providing opportunities for the development of rational ¬ CINIO and skills, as well as facilitating the learn-ing of concepts. Based on these concepts, it is intended to draw up an asset “super trunfo”, which is a card game in which the player will have all available information about the chemical element, can contribute significantly to the dissemination of knowledge about the periodic table. In order to study the profile of the students about their developments in the discipline of chemistry, noted the averages of the classes of 1st year in the respective discipline. Observing the behavior of different classes, determined by the removal of a sample of each class and applied the playful didactic method and thereby set up a comparative to its respective class. The use of playfulness through the game was the best known method demonstrated satisfactory results regarding the improvement in school performance. Showing that the assessment can not be centralized in a single method, but in a diversified manner and evaluate the student for their progress in all aspects and not only for his writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleEstudo sobre a aprendizagem lúdica da tabela periódica através do jogo super trunfopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de um recurso didático como ferramenta pedagógica numa forma lúdica, torna a aprendizagem mais apreciada pelos alunos. Nesse sentido os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação docente-discente; oportunizando o desenvolvimento de raciocínio e habilidades, assim como facilitando o aprendizado de conceitos. Partindo dessas concepções, pretendeu-se a elaboração de um “super trunfo”, que trata de um jogo de cartas em que o jogador terá disponível todas informações sobre o elemento químico, pode contribuir significativamente para a apropriação de conhecimentos sobre a tabela periódica. No intuito de estudar o perfil dos alunos quanto aos seus desenvolvimentos na disciplina de Química, observou-se as médias das turmas do 1ºAno na disciplina respectiva. Observando o comportamento das diferentes turmas, determinou-se a retirada de uma amostragem de cada turma e aplicou-se o método didático lúdico e assim estabeleceu-se um comparativo à sua turma respectiva. O uso do lúdico através do jogo, foi o método que mais demonstrou resultado satisfatório quanto à melhora no rendimento escolar. Mostrando que a avaliação não pode ser centralizada em um método único, mas sim de forma diversificada e avaliar o aluno pelo seu progresso em todos os aspectos e não somente pela sua escrita.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_48.pdf378,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.