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Título: Influência do senso comum no ensino de genética: Estudo de caso com as turmas do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Americana -SP
Título(s) alternativo(s): Influence of common sense in the teaching of genetics-case study with the classes of the 2nd and 3rd year of high school in Americana-SP
Autor(es): Rodrigues, Elisabeth
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Aprendizagem
Senso comum
Questionários
Learning
Common sense
Questionnaires
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: RODRIGUES, Elisabeth. Influência do senso comum no ensino de genética: Estudo de caso com as turmas do 2º e 3º Ano do Ensino Médio de escolas públicas de Americana -SP, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Partindo da premissa que os meios de comunicação em massa expõem conhecimentos a esmo, sem atentar para a veracidade científica das informações, onde as imagens e textos curtos sobrepõem a lógica da investigação e análise crítica, bem como a ausência de uma postura investigativa, concordamos que os estudos dos conceitos relacionados a genética exercem pouca influência na formação de opiniões nos alunos. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi analisar quanto o senso comum interfere na aprendizagem da genética, bem como se existe alteração nas argumentações dos educandos após o processo de ensino/aprendizagem. A proposta metodológica de trabalho, um estudo de caso, se realizou através de uma pesquisa qualitativa/quantitativas, os dados foram aferidos através de questionários fechados para alunos do 2° ano e 3° anos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Americana -SP. Foi verificada a utilização do senso comum como resposta para a maioria das situações propostas, sendo o conhecimento científico e a argumentações críticas preteridas na análise da maioria dos educandos.
Abstract: Attention to the scientific truth of information, where the images and short texts overlap the logic of research and critical analysis, as well as the absence of an investigative stance, we agree that the studies of concepts related to genetics exert little influence on the formation of opinions in students. In this context, the objective of this work was to analyze how common sense interferes in the learning of genetics, as well as if there is a change in the students' arguments after the teaching / learning process. The methodological work proposal, a case study, was carried out through a qualitative / quantitative research, the data were checked through closed questionnaires for students of the 2nd and 3rd year of the Secondary School of the State Public Network of SP. The use of common sense as a response to most of the proposed situations was verified, with scientific knowledge and critical arguments being deprecated in the analysis of the majority of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21800
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