Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarretto, Alan Rodrigo
dc.date.accessioned2020-11-24T19:14:25Z-
dc.date.available2020-11-24T19:14:25Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationMARRETTO, Alan Rodrigo. Uso de tecnologia no ensino de astronomia no ensino médio e nono ano do ensino fundamental. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21819-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of technologies in science education in order to investigate whether the use of technologies promotes astronomy education. Lectures were applied on the theme using various software for computers, tablets and mobile phones, related to astronomy promoting discussion and debate on the subject about the high school students and ninth year of elementary school. Based on this lecture, a questionnaire was applied. Using the result of the OBA – Brazilian Astronomy Olympiad, a match between the results and responses from those who attended the lecture and those who did not participate was compared. The questionnaire also examined the satisfaction of students in the use of the programs. According to final results, most students liked best the classes which used the software. After the process, it was observed that there was evidence of a better performance of those who participated the classes in which technologies were used.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleUso de tecnologia no ensino de astronomia no ensino médio e nono ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o uso de tecnologias no ensino de ciências com o objetivo de investigar se o uso de tecnologias favorece o ensino de astronomia. Foram aplicadas aulas sobre o tema usando diversos softwares e programas para computadores, tabletes e celulares, relacionados à astronomia promovendo discussão e debate sobre o tema com os alunos do ensino médio e nono ano do ensino fundamental. Com base nessa aula foi aplicado um questionário e utilizando os resultados da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia foi comparado os resultados daqueles que participaram das aulas e aqueles que não a fizeram. O questionário aplicado também analisou a satisfação dos alunos na utilização dos programas. Segundo os resultados finais, a maioria dos estudantes gostou mais das aulas com o uso dos softwares. Depois de todo o processo observou-se que houve indícios de um melhor desempenho daqueles que participaram das aulas com o uso de tecnologias.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Kavanagh, Edward
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_2.pdf957,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.