Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBiscuola, Juliana Alves Pires
dc.date.accessioned2020-11-24T19:16:31Z-
dc.date.available2020-11-24T19:16:31Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationBISCUOLA, Juliana Alves Pires. Recursos físicos para aulas práticas no ensino de ciências no município de São José dos Campos - SP. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21850-
dc.description.abstractThe practical classes are of importance in the learning process and should not be disconnected from theory, in particular the discipline of Sciences, in which the experimental activities contribute to the confirmations of the concepts and definitions laid down previously. Requires for its better development the application of appropriate physical resources. Thus, the aim of this study was to verify the availability of physical resources for the exercise of Science practical classes in elementary school, cycle two, in public and private schools located in São José dos Campos. Therefore, it was decided by the application of a methodology that took acting on two fronts, one with the description of the theoretical framework for conceptual basis of the research and the second with the investigation of the scene of schools by collecting information using up a structured questionnaire. The survey data has helped understand some of the teachers' profile and characteristics of schools with respect to teaching science. Highlight for free and green areas, supply of materials requested by the teacher for practical classes, science lab, encouragement by the school for training and performance of teachers with approach to cross-cutting issues of PCNs. So, it was established that the teaching Science has its role in the students and the physical resources participate positively in the process of teaching and learning, providing opportunities to confirm the theory and knowledge generation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.titleRecursos físicos para aulas práticas no ensino de ciências no município de São José dos Campos - SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs aulas práticas são de relevada importância no processo de aprendizagem e não devem ser desvinculadas da teoria, em particular a disciplina de Ciências, na qual as atividades experimentais contribuem para as confirmações dos conceitos e definições anteriormente estabelecidos. Requer para seu melhor desenvolvimento a aplicação de recursos físicos apropriados. Desta forma, a finalidade desta pesquisa foi verificar a disponibilidade dos recursos físicos para o exercício das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental, ciclo dois, em escolas públicas e privadas instaladas no município de São José dos Campos. Para tanto, optou-se pela aplicação de uma metodologia em que teve atuação em duas frentes, uma com a descrição do referencial teórico para embasamento conceitual da pesquisa e a segunda com a investigação do cenário das escolas por meio da coleta de informações utilizando-se de um questionário estruturado. O levantamento dos dados possibilitou conhecer um pouco do perfil dos professores e as características das escolas com relação ao ensino de Ciências. Destaque para áreas livre e verde, fornecimento de materiais solicitados pelo professor para aulas práticas, laboratório de Ciências, incentivo pela escola para capacitação e atuação dos professores com abordagem para os temas transversais dos PCNs. Assim, foi possível constatar que o ensino de Ciências tem sua função na formação dos alunos e os recursos físicos participam positivamente no processo de ensino- aprendizagem, oportunizando a confirmação da teoria e geração de conhecimentos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_42.pdf874,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.