Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenetati, Lucimar
dc.date.accessioned2020-11-24T19:17:26Z-
dc.date.available2020-11-24T19:17:26Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationBENETATI, Lucimar. A jardinagem como educação ambiental na escola. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21862-
dc.description.abstractThis work had as thematic to study the environment through the implementation of a garden on tires and a vertical pet bottles garden with the elementary students in a public full-time school to work with the called electives classes, located in Assis. Usually, the selective waste collection is the major issue. But the purpose of this study was to take alternatives, creative and playful ways uses and application of this material after their separation. Thus bringing the discussion of the responsibilities in the short, medium long term and that the whole society has with the environment in which it lives. Thus, the students have the opportunity to discuss the environmental problems related to disposal of tires and plastic bottles and propose alternative uses of these materials for the benefit of the school landscape, creating thus ideas that aim to collaborate with the treatment of difficult to decompose materials and promoting the use and reuse aware.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleA jardinagem como educação ambiental na escolapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o estudo do meio ambiente por meio da implantação de um jardim em pneus e horta vertical em garrafas pet em uma escola estadual de período integral, localizada na cidade de Assis, trabalhando com alunos do Ensino Fundamental durante as aulas eletivas. Geralmente, esse tema é abordado apenas até o momento da coleta seletiva. Já a proposta desse trabalho foi de levar alternativas de uso e aplicação desse material após sua separação, de forma criativa e lúdica, trazendo, portanto, a discussão das responsabilidades em curto, médio e longo prazo que toda a sociedade tem com o meio ambiente em que convive. Sendo assim, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir os problemas ambientais relacionados ao descarte dos pneus e das garrafas pet e propor usos alternativos desses materiais em benefício da paisagem escolar, criando, dessa forma, ideias que visem colaborar com o tratamento de materiais de difícil decomposição, primando pelo seu uso e reaproveitamento conscientes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_50.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.