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dc.creatorPensin, Gean Antônio Belo
dc.date.accessioned2020-11-24T19:19:10Z-
dc.date.available2020-11-24T19:19:10Z-
dc.date.issued2014-12-06
dc.identifier.citationPENSIN, Gean Antônio Belo. Importância da experimentação no ensino de ciências. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21883-
dc.description.abstractThis work had as its theme the importance of experimentation in teaching science, seeking evidence that it contributes to the formation of cognitive meanings to students, contributing in setting and acquisition of knowledge worked during the teaching and learning process. The experimental practices compared to lectures, develop greater attention and interest to the learners, as they allow the same, experience what was previously worked only in theory. Thus, analyzing the responses from questionnaires given to some teachers of a school of the Northwest of Paraná, they show that teachers have great autonomy to conduct their practices, and the way you want it, or not charging tasks of the students after their implementation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleImportância da experimentação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância da experimentação no ensino de Ciências, visando evidenciar que a mesma contribui na formação de significados cognitivos aos educandos, que contribuem na fixação e apropriação dos conhecimentos trabalhados no decorrer do processo de ensino aprendizagem. As práticas experimentais se comparadas às aulas expositivas, desenvolvem maior atenção e interesse aos educandos, pois possibilitam ao mesmo, vivenciar o que foi trabalhado anteriormente apenas teoricamente. Assim, analisando as respostas dos questionários aplicados a alguns docentes de uma escola da região Noroeste do Paraná, os mesmos mostram que os docentes dispõem de grande autonomia para realizarem as suas práticas, da maneira e local desejado, cobrando ou não tarefas dos educandos após a sua execução.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Viera, Graciela Leila Heep
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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