Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21896
Título: A importância dos conceitos de ecologia no ensino fundamental
Autor(es): Garcia, Miriam Fernandes
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Conservação da natureza
Ecologia
Ensino - Meios auxiliares
Conhecimento e aprendizagem
Nature conservation
Ecology
Teaching - Aids and devices
Knowledge and learning
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GARCIA, Miriam Fernandes. A importância dos conceitos de ecologia no ensino fundamental. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O estudo científico dos seres vivos e do meio ambiente abordados em Ecologia fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Os ecologistas se preocupam com a preservação dos recursos naturais e com o respeito à natureza, seus trabalhos geram informações que viabilizam ações para evitar a destruição do meio ambiente, possibilitando assim um futuro melhor para a humanidade. Este trabalho teve como temática a pesquisa da importância dos conceitos de Ecologia no ensino fundamental. Verificou-se que os alunos compreendem conceitos básicos de ecologia, visto que é um tema muito falado nos meios de comunicação e também entre a comunidade escolar; além de ser um tema recorrente nos livros de Ciências e muito importante nos dias atuais, pois é do estudo do meio ambiente e do respeito à natureza que depende o futuro da espécie humana no planeta. O projeto utiliza experiências, vídeos, músicas e brincadeiras para realizar atividades de interpretação e Educação Ambiental, pois são instrumentos significativos na tomada de consciência ambiental, promovendo reflexões sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente. O presente trabalho visou aperfeiçoar a interação dos alunos com o meio ambiente, proporcionando a participação destes em atividades lúdicas com o intuito de melhorar a relação dos mesmos com o ambiente que os cerca. Foram enfocados diferentes elementos bióticos e abióticos e suas inter-relações no ecossistema. Os registros destas atividades foram na forma de: desenhos, comunicação oral e escrita; possibilitando a eles uma melhor compreensão dos assuntos abordados e sua relação com o contexto social em que vivem. Conclui-se que as atividades utilizadas possibilitaram ganhos nas mais variadas áreas do conhecimento, sendo muito importantes para a formação dos alunos.
Abstract: The scientific research of the organisms and the environment, discussed in Ecology, provide data showing if animal and ecosystems are in perfect harmony. The ecologists are worried about the preservation of natural resources and respect for nature, their works generate information that enable action to avoid environmental destruction, allowing a better future to humanity. This work had the subject of the research on the importance of Ecology concepts at elementary school. It was found that students understand basic Ecology concepts, since it’s a highly publicized theme in the media and inside the school community; besides being a recurrent theme in Science books and very important subject these days, because humankind’s future on earth, depends on environmental studies and the respect with nature. The project uses experiences, videos, music and games to perform activities of interpretation and Environmental Education, as they are significant tools to develop environmental awareness, building up considerations of the relations between the human being and the environment. The present work aims to improve students’ interactions with the environment, bringing their participation in recreational activities in order to improve their relationship with their surrounding environment. We focused on different biotic and abiotic agents and their relations with ecosystem. These activities records were: draws, oral and written communication; enabling them to a better understanding of the subjects discussed and their relation with the social context that they live with. It concludes that the activities used, enabled gains in a variety of knowledge areas to the students formation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21896
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_64.pdf734,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.