Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21900
Título: A visão discente quanto a relevância da experimentação no ensino de matemática
Título(s) alternativo(s): Vision student as the trial of relevance in mathematics education
Autor(es): Giuliani, Aline Cristina Jale
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Educação - Métodos experimentais
Learning
Teaching - Methodology
Education - Experimental methods
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GIULIANI, Aline Cristina Jale. A visão discente quanto a relevância da experimentação no ensino de matemática. 2015. 42 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A Matemática está presente em diversos segmentos, sendo muito importante seu estudo. Entretanto, ainda são usados métodos em salas de aulas, puramente dedutivos que não mais correspondem às necessidades atuais. Os docentes continuam ensinando da mesma maneira que ensinavam no século passado, causando desmotivação e fazendo com que essa disciplina seja temida por grande parte dos alunos. Pensando em diversificar o ensino de Matemática o presente trabalho buscou averiguar, algumas possíveis respostas referentes à utilização de atividades experimentais como método de ensino. Consequentemente, a sua associação a diferentes formas de utilização, repercussões dessas atividades em relação ao interesse dos alunos para com a disciplina e sua contribuição para o ensino-aprendizagem. Para isso, foram entrevistados 70 alunos do 9º ano integrantes da rede pública de ensino da cidade de São Paulo durante o ano letivo de 2015. O tema ao qual pretendeu-se abordar na realização desta pesquisa é um tanto extenso no que se refere aos aspectos teóricos, principalmente na área de ciências, mas ainda é incipiente na correlação desses aspectos teóricos com a análise de situações concretas em sala de aula. Poucos são os estudos de casos exemplares feitos no Brasil, no qual mostram como ocorre a metodologia utilizada por professores de Matemática.
Abstract: Mathematics is present in various segments, being very important its study. However, the methods still used in classrooms are purely deductive that no longer correspond to current needs. Teachers continue to teach in the same manner as in the last century, causing discouragement and making this discipline dreaded by most students. Thinking of diversifying the teaching of mathematics this study sought to investigate some possible answers on the use of experimental activities as a teaching method. As a consequence of its association with different uses, repercussions of these activities in relation to the interest of students to the discipline and its contribution to teaching and learning. For this, were interviewed 70 students in the 9th grade, members of the public schools sistem of São Paulo, during the year of 2015. The theme to which we intended to approach in this research is quite extensive regard to matters theorists, especially in science terms, but is still incipient in the correlation of theoretical aspects to the analysis of concrete situations in the classroom. There are few studies of exemplary cases made in Brazil, which show how the methodology is used by mathematics teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21900
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_8.pdf659,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.