Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21903
Título: A importância do estudo da poluição no ensino de ciências: relacionando saúde individual, coletiva e ambiental
Autor(es): Penteado, Maria Cecilia Alvim de Camargo
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Saúde ambiental
Poluição
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Environmental health
Pollution
Teaching - Methodology
Learning strategies
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PENTEADO, Maria Cecilia Alvim de Camargo. A importância do estudo da poluição no ensino de ciências: relacionando saúde individual, coletiva e ambiental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a Educação em Saúde dentro do ensino de Ciências, através do contexto da poluição. Precedendo a realização da pesquisa, foram efetuados estudos bibliográficos sobre o Ensino de Ciências no Brasil, a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências Naturais no Estado de São Paulo, a Educação em Saúde e a Saúde Ambiental. Através destes referenciais teóricos foram desenvolvidas Situações de Aprendizagem que contribuíssem para o ensinoaprendizagem dos alunos sobre Saúde através da temática Poluição. A respeito da coleta e análise dos dados, a pesquisa foi realizada de forma qualitativa, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, período vespertino, de uma Escola Estadual do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de questionários abertos, um inicial para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e outro ao final das Situações de Aprendizagem, para conferir os conhecimentos adquiridos. Como resultado, verificou-se que após as Situações de Aprendizagem os alunos, sujeitos do estudo, conseguiram elaborar melhor os discursos e correlacionar a própria Saúde com o Meio ambiente e os agentes poluidores, associação esta não apresentada previamente, mostrando que as atividades desenvolvidas contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem dando-lhes maior significado a temática Saúde e Poluição.
Abstract: This work had as its theme health education within the teaching of science, through the context of pollution. Preceding the research, bibliographic studies were made on Science Education in Brazil, the Curricular Proposal for Teaching Natural Science in the State of São Paulo, the Health Education and Environmental Health. Through these theoretical references, some learning situations have been developed to contribute for the teaching and learning of students on Health through Pollution theme. Regarding the collection and analysis of data, the survey was conducted in a qualitative way, with students of the 6th year of elementary school, afternoon, in a state school in the inside of state of São Paulo. Data were collected through questionnaires, one Initial for assessing students' prior knowledge on the subject and another in the final of the learning situations, to verify the knowledge acquired. As a result, it was found that after learning situations, students were better able to prepare speeches and correlate the own Health with Environment and pollutants, this association was not previously presented, showing that the developed activities contributed to the process of teaching and learning by giving them greater meaning about the theme Health and Pollution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21903
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_58.pdf740,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.