Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21906
Título: Educação ambiental no ensino fundamental: análise da visão dos alunos sobre a disciplina e o uso da fotografia como recurso para a mesma
Autor(es): Chacon, Giovana de Castro
Orientador(es): Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival
Palavras-chave: Percepção
Educação ambiental
Fotografias
Perception
Environmental education
Photographs
Data do documento: 27-Ago-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CHACON, Giovana de Castro. Educação ambiental no ensino fundamental: análise da visão dos alunos sobre a disciplina e o uso da fotografia como recurso para a mesma. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como temática a análise da visão de alunos do Ensino Fundamental da disciplina Educação Ambiental bem como a análise da fotografia como recurso para a mesma. Diante das atitudes relacionadas ao meio ambiente observadas no âmbito escolar, faz-se necessário a efetivação da disciplina para os alunos, com isso, este trabalho teve como objetivos conhecer a visão de alunos do Ensino Fundamental quanto à disciplina, identificar o conhecimentos dos mesmos sobre a disciplina e avaliar o uso da fotografia como recurso para a disciplina. Para a realização deste, o trabalho foi dividido em três etapas: 1 análise da percepção inicial dos alunos quanto a disciplina, 2 trabalho de campo – fotografar situações que envolvam sensibilização dos mesmos quanto ao meio ambiente e 3 devolutiva das fotografias – depoimento dos alunos sobre a prática realizada. Após a coleta de dados e análise dos mesmos, o resultado foi uma divergência de idéias dos alunos sobre a disciplina e sobre aspectos relacionados ao meio ambiente, com o qual ficou evidente a necessidade de efetivação da disciplina; também ficou evidente a efetivação do uso da fotografia como recurso para a mesma, uma vez que na terceira etapa do trabalho, os alunos deixaram depoimentos positivos sobre a prática realizada e o quanto ela foi importante para a percepção da necessidade de mudanças de atitudes deles.
Abstract: This work was thematic analysis of the vision of elementary school students of the discipline Environmental Education and the analysis of photography as a resource for it. Given the attitudes to the environment observed in the school, it is necessary to the enforcement of discipline for students, thus, this work aimed to know the vision of elementary school students about the discipline, to identify the knowledge about the same discipline and evaluate the use of photography as a tool for discipline. To accomplish this, the work was divided into three steps: 1. Initial analysis of the perception of students about the discipline, 2. field work - shooting situations involving the same awareness about the environment and 3. feedback session of the photos - testimony about the practice of the students performed. After the data collection and analysis of the same, the result was a divergence of students' views of discipline and on aspects related to the environment, with which it was evident the need for effective discipline, was also evident on actual usage as a resource for photography the same since the third stage of labor, the students have left positive testimonials about the practice carried out and how it was important for the perception of a need to change their attitudes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21906
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_10.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.