Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Celine Francisca
dc.date.accessioned2020-11-24T19:25:34Z-
dc.date.available2020-11-24T19:25:34Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Celine Francisca. Metodologias alternativas para se trabalhar o assunto “herpes labial simples” com alunos no ensino fundamental. 2011. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21948-
dc.description.abstractThis work was subject to cold sores its incidence among the students who develop the typical symptoms of the disease in adolescence and from that alternative methodologies for working with the above subject. Accordingly, the present study aimed to start knowing what the students knew about cold sores, through the incidence of symptoms and whether the subject was approached at school. The methodology was applied research, exploratory and descriptive field, involving a non-probabilistic population (sampling accessibility). The survey instrument was an initial questionnaire that allowed semi-structured data collection, applied at the beginning of the research as pre analysis. They were soon used methodologies that were developed by the students to conduct research related to the disease. These methods were lectures, quizzes and preparation of posters and informative illustrative of the disease. That aimed to analyze how many students have learned about cold sores and what the most efficient methodology. The research involved 60 students (two classes of 30 students), the 8th grade of elementary school in a state of Santa Terezinha de Itaipu - PR, aged 14 to 16. Being that two papers were presented with each methodology, as each class was divided into groups of 10 members, with six groups. The results show that the cold sore is present among adolescents, particularly women, their recurrence is high, and lack information about the disease in schools. And all the methodologies used in this study had achieved his goal, becoming difficult to pinpoint which of them learns best. It was found that if well targeted, these works done by the students also learn the content significantly, these performers now and disseminators of knowledge about herpes in the entire school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis - Prevençãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectSexually transmitted diseases - Preventionpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas para se trabalhar o assunto “herpes labial simples” com alunos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a herpes labial, sua incidência entre os alunos que desenvolvem os sintomas típicos da doença na adolescência e a partir disso as metodologias alternativas para se trabalhar com o assunto referido. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo inicial conhecer o que os alunos sabiam sobre o herpes labial, a incidência através da sintomatologia e se o assunto foi abordado na escola. A metodologia utilizada foi à pesquisa aplicada do tipo exploratória de campo e descritiva, envolvendo uma população não-probabilística (amostragem por acessibilidade). O instrumento de pesquisa foi um questionário inicial semi-estruturado que possibilitaram a coleta dos dados, aplicado no inicio da pesquisa como pré-análise. Logo após foram utilizadas metodologias que foram desenvolvidas pelos próprios alunos para realizar os trabalhos referentes à doença. Essas metodologias foram palestras, questionários e a confecção de cartazes informativos e ilustrativos da doença, que tiveram por objetivos analisar os quantos os alunos aprenderam sobre o herpes labial e qual a metodologia mais eficiente. A pesquisa realizada envolveu 60 alunos (duas turmas de 30 alunos), da 8ª série do ensino Fundamental de uma escola Estadual de Santa Terezinha de Itaipu – PR, com faixa etária de 14 a 16. Sendo que foram dois trabalhos apresentados com cada metodologia, pois cada turma foi dividida em grupos com 10 integrantes, totalizando seis grupos. Os resultados demonstram que a herpes labial está presente entre os adolescentes, principalmente mulheres, sua reincidência é alta, e falta informação sobre a doença nas escolas. E todas as metodologias utilizadas neste trabalho tiveram seu objetivo alcançado, ficando difícil apontar qual delas se aprende melhor. Constatou-se que se bem orientados, esses trabalhos realizados pelos próprios alunos além de aprenderem o conteúdo significativamente, esses passaram a disseminadores e executores do conhecimento sobre herpes por todo o ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Drunkler, Deisy Alessandra
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_58.pdf521,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.