Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953
Título: | A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida |
Autor(es): | Cruz, Juliana Barreto Maximiano da |
Orientador(es): | Viera, Graciela Leila Heep |
Palavras-chave: | Aprendizagem Exercícios físicos Qualidade de vida Learning Exercise Quality of life |
Data do documento: | 9-Mar-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CRUZ, Juliana Barreto Maximiano da. A influência das disciplinas de educação física e ciências no desenvolvimento da percepção dos alunos em relação à qualidade de vida. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que implica em uma constante troca de informações e conhecimentos. Neste trabalho buscou-se verificar a percepção dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual em relação às aulas de educação física e ciências, como importante fonte de informação, referenciando-se a isso o desenvolvimento de uma vida com qualidade. Este trabalho foi dividido em uma parte teórica, realizada pela disciplina de Ciências, onde os alunos tiveram acesso a informações sobre atividade física, a importância de manter hábitos saudáveis para se alcançar uma vida mais saudável, sedentarismo, composição química dos alimentos e tabela nutricional. Na parte prática, realizada pela disciplina de Educação Física, os alunos participaram de atividades recreativas e desportivas e passaram por uma pesagem e verificação de altura para a realização do cálculo do índice de massa corporal. Na pesquisa de campo realizada, observou-se que grande parte dos alunos está com o peso dentro da normalidade, praticam atividade física regularmente e se alimentam de forma saudável. Entretanto, também observou-se que esses alunos não conseguem ver a ligação existente entre as disciplinas e educação física e ciências, mesmo sabendo que ambas tratam basicamente dos mesmos assuntos, quando falado do corpo humano. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21953 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_38.pdf | 443,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.