Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21962
Título: Jogos didáticos: uma proposta didática na reutilização de materiais reciclados no ambiente escolar para o ensino de ciências
Autor(es): Teixeira, Diana Maria Campos
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Conscientização
Educação ambiental
Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Awareness
Environmental education
Educational games
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 2-Jul-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos didáticos: uma proposta didática na reutilização de materiais reciclados no ambiente escolar para o ensino de ciências. 2011. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este estudo abordou a construção e utilização de jogos didáticos envolvendo o conteúdo “invertebrados/artropoda” a fim de verificar a eficiência dos jogos didáticos enquanto material de apoio pedagógico nas aulas de Ciências. A confecção de jogos didáticos gerados através da reutilização de materiais recicláveis no ambiente escolar para enfatizar de que forma os alunos podem contribuir com a reciclagem dos materiais provenientes das suas próprias casas, com a reflexão do aprendizado em sala de aula da disciplina de ciências, além de contribuir para a confecção de materiais de ensino lúdico para o laboratório de Ciências. A pesquisa será realizada no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, com alunos da 6ª série anos finais do ensino Fundamental do município de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, abrangendo um total de 36 alunos. A presente pesquisa tem cunho qualitativo e o método da pesquisa-ação. Destacando a formação de jogos educativos didáticos pedagógicos, cuja importância dá-se no processo de aprendizagem de ciências dos educandos: tema invertebrados, filo artropoda, sendo fundamental para manter o equilíbrio com seu mundo, principalmente o meio onde vive.
Abstract: This study will address the construction and use of educational games involving the content "Invertebrates / Arthropods" in order to verify the effectiveness of educational games as teaching support material. The making of educational games generated through the reuse of recyclable materials in the school environment to emphasize how students can contribute to the recycling of materials from their own homes, reflection learning in the classroom discipline of science, and contribute to the implementation of the playroom. The research will be conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade, with students from 6th grade final years of elementary school in the city of Foz do Iguacu, Parana State, covering a total of 36 students. This research is qualitative and the method of action research. Stressing the training of educational games didactic teaching, which gives importance to the process of science learning of students: theme invertebrate phylum arthropods, key to keeping the balance with their world, especially the way he lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21962
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_65.pdf3,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.