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Título: Projeto adote uma nascente. Educação ambiental e o processo de recuperação de uma área de preservação permanente
Autor(es): Terra, Regina Angelica Fonseca
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Rios - Recuperação
Sustentabilidade
Matas ripárias
Educação de adultos
Stream restoration
Sustainability
Riparian forests
Adult education
Data do documento: 23-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TERRA, Regina Angélica Fonseca. Projeto adote uma nascente. Educação ambiental e o processo de recuperação de uma área de preservação permanente. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: As comunidades rurais são grandes potencializadoras do processo de devastação natural, visto que, as culturas agrícolas avançam em direção à vegetação ciliar, a qual vem historicamente desaparecendo. Dessa forma, um processo de sensibilização envolvendo agricultores e estudantes deve ser um forte instrumento na modificação da realidade atual, visto que tal aproximação entre a escola e a comunidade possibilita uma aprendizagem concreta num contexto real, envolvendo a busca de soluções de problemas de ordem ambiental local. O presente trabalho buscou envolver a comunidade escolar favorecendo a disseminação do conhecimento das ciências florestais, tais como: importância da vegetação ciliar, espécies nativas da mata atlântica, equilíbrio natural necessário à manutenção da vida de todas as espécies, dinâmica da floresta (estágios sucessionais), modelos de recomposição vegetal, manutenção do curso de água, bem como a mudança de atitude da população rural frente a devastação das matas. Utilizando-se dos preceitos da educação ambiental foi proposta a formação de agentes transformadores e participativos nos processos de decisão sobre temas de relevância da sociedade. Sendo assim salientou-se a busca de sentido nos âmbitos físico e cultural, contextualizando e estabelecendo relações com o cotidiano possibilitando o pensar e o enfrentar, de modo humano, os desafios com os quais o público alvo está deparado na atualidade.
Abstract: Rural communities are large-enhancing process of natural devastation, since crops advance toward the riparian vegetation, which has historically disappearing. Thus, a sensitization process involving farmers and students must be a strong instrument in changing the current reality, since such an approach between the school and the community provides a practical learning in a real context, involving the search for solutions to problems of environmental site. The present study sought to involve the school community favoring the spread of forest science knowledge such as: the importance of riparian vegetation, native species of the Atlantic forest, natural balance necessary to maintain the life of all species, forest dynamics (succession stages), models of vegetation restoration, maintenance of the watercourse, and the change in attitude of the rural population against the devastation of the forests. Using the principles of environmental education was proposed the formation of transforming agents and participatory decision-making processes on issues of relevance in society. Thus stressed the search for meaning in the physical and cultural, contextualizing and establishing relationships with everyday thinking and enabling face, so human, the challenges with which the audience is faced today.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22009
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