Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22070
Título: Métodos alternativos para o ensino de ciências no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Alternative methods of teaching science
Autor(es): Silva, Rangel Rodrigues de Souza
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Jogos educativos
Ciência - Experiências
Ciência - Estudo e ensino
Educational games
Science - Experiments
Science - Study and teaching
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Rangel Rodrigues de Souza. Métodos alternativos no ensino de ciências. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A inovação no ensino de ciências nos últimos anos tem–se destacado no meio acadêmico, e como foco inovador é citado os métodos alternativos, que consistem na aplicação de aulas dinâmicas em conjunto com jogos educativos e aulas experimentais. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de aulas experimentais na disciplina de ciências em uma escola municipal de ensino fundamental no interior de São Paulo, onde se avaliou a aplicabilidade dos métodos alternativos dentro do ensino de ciências para três salas de 7º ano (21, 21 e 11 alunos), uma de 8º ano (25 alunos), e duas 9º ano (16 e 07 alunos). A avaliação dos resultados foi através de duas avaliações, uma anterior a aplicação das aulas e outra após, sendo as duas idênticas, os resultados foram satisfatórios sendo as primeiras médias 6,09, 6,00, 2,90, 7,02, 6,08, 8,42 e após a segunda avaliação houve um acréscimo de 1,86, 2,04, 1,46, 1,52, 1,57, 0,85 respectivamente, e o teste de hipóteses t Student mostrou que existe diferença significativa entre as avaliações realizadas, pois o p-valor < 0,05. Sendo assim, este trabalho permitiu constatar que métodos alternativos no ensino de Ciências é um fator importante, que pode ser trabalhado e utilizado como ferramenta inovadora no meio educacional, não só apenas na disciplina de Ciências mais em demais áreas do conhecimento, pois eles facilitam o ensino-aprendizagem através de aulas expositivas, dinâmicas e interessantes, que fazem com que o aluno possa absorver melhor o conteúdo estudado nas aulas teóricas.
Abstract: At the last years, the innovation of teaching Science has been highlighted in the academic world. As a innovate focus, the alternative methods are mentioned, which consist of the application of dynamic classes with educational games and experimental classes. The aim of this study is to assess the application of the experimental classes in the subject of Science in a municipal elementary school in São Paulo countryside, where the functionalization of the alternative methods was assessed inside the science class through the experimental classes to the students of 7th, 8th, and 9th grade. The evaluation of the results was through two assessments, one before the application in the class and another after that, being identical. The results was satisfactory, and the test of hypothesis showed that there is a significant difference between the assessments, because of the p-value < 0,05. Therefore, this paper allowed to notice that the alternative methods in the teaching of Science are an important factor, which can be worked and used as an innovate tool in the educational world. Not only in Science but in the other knowledge areas, because they facilitate the teaching-learning through the expositive, dynamic and interesting classes, so the students can absorb better the studied contents in the theoretical classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22070
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodosalternativosensinociencias.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.