Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22106
Título: Utilização de jogos como estratégia para a recuperação contínua de conteúdos de matemática
Título(s) alternativo(s): Use os games as strategy for the continuous retrieval of math contents
Autor(es): Coelho, Cristina Martins
Orientador(es): Sobjak, Ricardo
Palavras-chave: Jogos
Plataforma aberta da Web
Questionários
Games
Open Web Platform
Questionnaires
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COELHO, Cristina Martins. 2018. Utilização de jogos como estratégia para a recuperação contínua de conteúdo de matemática. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente trabalho aborda uma breve discussão sobre a recuperação contínua de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando os jogos disponíveis na Plataforma Currículo Mais da Secretária da Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu em uma escola de ensino estadual no Município de Itapecerica da Serra - São Paulo. Foi aplicado um questionário após a utilização dos jogos, para os alunos analisarem a plataforma, os jogos (missões) e as dificuldades encontradas. A partir do questionário, as observações durante as atividades, a motivação e a mudança de postura dos alunos nas aulas, e principalmente, a melhora significativa do rendimento da turma nas avaliações que passou de 67% para 91%. Pode-se considerar este tipo de ferramenta um importante aliado para a recuperação contínua.
Abstract: The present work deals with a brief discussion about the continuous recovery of a 6th grade elementary school class using the games available in the Curriculum More Platform of the Secretary of Education of the State of São Paulo. The research was carried out at a state school in the municipality of Itapecerica da Serra - São Paulo. A questionnaire was applied after the use of the games, for the students to analyze the platform, the games (missions) and the difficulties encountered. From the questionnaire, the observations during the activities, the motivation and the change of posture of the students in the classes, and mainly, the significant improvement of the class income in the evaluations that went from 67% to 91%. An important type of tool can be used for continuous recovery.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22106
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaojogosestrategiarecuperacao.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.