Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22143
Título: A Influência do brincar tradicional para a educação ambiental no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The influence of play traditional in environmental education in science teaching
Autor(es): Carvalho, Marcio Aparecido de
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Meio ambiente e crianças
Conscientização
Brincadeiras
Environment and children
Awareness
Play
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARVALHO, Marcio Aparecido de. A Influência do brincar tradicional para a educação ambiental no ensino de ciências. 2015. 39 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho analisou a influência das brincadeiras tradicionais na educação ambiental no ensino de ciências, e teve como objetivo estudar se as brincadeiras tradicionais são praticadas atualmente por crianças. Partiu-se da hipótese de que as crianças atualmente são influenciadas por brincadeiras modernas e tecnológicas, e de que a cultura das brincadeiras tradicionais está se perdendo com o tempo. Foram realizadas entrevistas estruturadas com crianças, estudantes de ensino formal (grupo 1) e com adultos (grupo 2), para saber se as brincadeiras que os adultos conheciam e praticavam em sua infância ainda são conhecidas e praticadas por crianças atualmente. O grupo 1 foi composto por crianças de 11 a 13 anos e o grupo 2 por adultos de 35 a 50 anos, ambos da cidade de Itapevi, SP. Os resultados mostraram que as crianças conhecem uma parte considerável das brincadeiras tradicionais, mas comparados com os adultos detectou-se que algumas brincadeiras tradicionais são totalmente desconhecidas para as crianças na atualidade. Ficou evidente também que as crianças na atualidade passam grande parte do tempo dentro de seus lares, seja assistindo TV ou brincando sozinhas. Isso demonstra que as brincadeiras tradicionais estão deixando de ser praticadas pelas atuais gerações, e que o papel de socialização das brincadeiras tradicionais está perdendo espaço em nossa sociedade.
Abstract: This study examined the influence of traditional games in environmental education in science education, and aimed to study whether the traditional games are currently practiced by children. Our hypothesis is that children are currently influenced by modern technology and games, and that culture of traditional games is being lost with time. Structured interviews were conducted with children, formal education students (group 1) and adults (group 2) to find out if the games that adults knew and practiced in their infancy are still known and practiced by children today. Group 1 was composed of children aged 11 to 13 years and 2 adults per group 35-50 years both the city of Itapevi, SP. The results showed that children know a considerable part of traditional games, but compared to adults found that some traditional games are totally unknown to the kids today. It was also clear that children today spend much of their time inside their homes, either watching TV or playing alone. This shows that traditional games are no longer being practiced by current generations, and that the roles of socialization of traditional games are losing ground in our society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22143
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_58.pdf834,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.