Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22474
Título: Educação ambiental: experiências exitosas na rede pública de ensino em Salvador, BA
Título(s) alternativo(s): Environmental education: successful experiences in the public school system in Salvador, Bahia.
Autor(es): Almeida, Cleide Araujo de
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Planejamento
Qualidade de vida
Sustainable development
Planning
Quality of life
Data do documento: 17-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALMEIDA, Cleide Araujo. Educação Ambiental: experiências exitosas na rede pública de ensino em Salvador, BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a Educação Ambiental: experiências exitosas na rede pública de ensino em Salvador, BA. A presente monografia faz uma abordagem sobre a Educação Ambiental no cotidiano escolar, considerando a atual situação da educação ambiental no processo de disseminação no âmbito educativo. Tendo como objetivo pesquisar as ações em Educação Ambiental implementadas no Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, situado na comunidade de Plataforma no município de Salvador pertencente à rede pública de ensino do Estado da Bahia. A partir disso, Identificar as ações implementadas para fortalecimento da Educação Ambiental no contexto escolar, avaliar as ações implementadas para o fortalecimento da Educação Ambiental na rede disseminando uma política de desenvolvimento sustentável na comunidade escolar e seu entorno e comparar as diversas concepções quanto ao sentido e funções atribuídas a Educação Ambiental por parte da comunidade escolar. Conforme demonstrado ao longo desta monografia, os resultados aqui apresentados favoreceram um aprofundamento do olhar sobre as relações que se estabelecem no processo educativo desenvolvido por uma escola pública periférica, permitindo a apreensão da complexidade que rege este processo e a compreensão de como ele possibilita o desenvolvimento de vínculos positivos nas implementações de ações de educação ambiental entre a instituição de ensino e comunidade do entorno, com o olhar direcionado para uma sociedade sustentável.
Abstract: This work was subject to environmental education: successful experiences in the public school system in Salvador, Bahia. This monograph is an approach to environmental education in school every day, considering the current situation of environmental education in the dissemination process in the educational field. Aiming to investigate the actions in environmental education implemented in the State College Dr. Luiz Rogério de Souza, situated on the platform of community in the city of Salvador belonging to public schools in the State of Bahia. From this, identify the actions implemented to strengthen environmental education in the school context, to assess the actions taken to strengthen environmental education in the net disseminating a sustainable development policy in the school community and its surroundings and compare the various conceptions of the meaning and functions assigned to Environmental Education by the school community. As shown throughout this monograph, the results presented here have favored a deeper look on the relationships established in the educational process developed by a peripheral public school, allowing the apprehension of complexity governing this process and understanding how it enables the development positive links in the implementation of environmental education actions between the educational institution and the surrounding community, his gaze directed toward a sustainable society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22474
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_28.pdf361,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.