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Título: Projeto de ação social aliado a educação ambiental na escola e seus efeitos na comunidade
Título(s) alternativo(s): Social action from design allied environmental education in school and its effects in the community
Autor(es): Swierczynski, Manuella Andrade
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Conservação da natureza
Recursos naturais
Sustainability
Nature conservation
Natural resources
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SWIERCZYNSKI, Manuella Andrade. Projeto de ação social aliado a educação ambiental na escola e seus efeitos na comunidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Em virtude do desequilíbrio ocasionado pelas ações humanas sobre o meio ambiente de retirar, consumir e descartar, sem a consciência da conservação ambiental, está sem limites de preservação mínima necessária para garantir a sobrevivência da espécie humana. Esta interação entre homens e ambiente é imprescindível para garantir o desenvolvimento sustentável, entretanto uma das barreiras para atingir este objetivo é o conhecimento mínimo necessário da população humana sobre meio ambiente e sustentabilidade. A Educação Ambiental é um dos caminhos mais eficientes para cobrir a lacuna de conhecimento existente sobre a temática de proteção ao meio ambiente. É evidente que processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, assim como o uso de bem comum, devem ser utilizados como valiosas ferramentas de trabalho na conservação do meio ambiente. Esta pesquisa teve como temática a aplicação de Educação Ambiental não formal em uma determinada comunidade através da escola municipal, sensibilizando os alunos a buscarem valores que conduzam uma convivência harmoniosa com o ambiente, desenvolvendo um senso crítico sobre as atitudes que tem levado a destruição dos recursos naturais e várias espécies que habitam o planeta.
Abstract: Due to of the imbalance caused by human actions on the environment to pull, consume and discard without awareness of environmental conservation, is boundless minimum necessary preservation to ensure the survival of the human species. This interaction between man and environment is essential to ensure sustainable development, however one of the barriers to achieving this goal is the minimum required knowledge of the human population on the environment and sustainability. Environmental education is one of the most efficient ways to cover the existing knowledge gap about protecting the environment theme. Clearly processes through which the individual and the collectivity build social values, knowledge, skills, attitudes and competencies aimed at the conservation of the environment, as well as the use of the common good, must be used as valuable tools work in conservation environment. This research had as its theme the application of Environmental Nonformal education in a given community through the public school, sensitizing students to seek values that lead a harmonious coexistence with the environment, developing a critical sense of the attitude that has led to destruction of resources natural and various species that inhabit the planet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22487
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