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Título: Diagnóstico das práticas de educação ambiental nas escolas públicas de Maringá, Paraná
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of practices of environmental education in public schools Maringá, Paraná
Autor(es): Barbosa, Paulo Sergio
Orientador(es): Bueno, Raquel de Oliveira
Palavras-chave: Gestão ambiental
Direito ambiental
Conscientização
Environmental management
Environmental law
Awareness
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARBOSA, Paulo Sergio. Diagnóstico das práticas de educação ambiental nas escolas públicas de Maringá, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como temática a inserção da Educação Ambiental nas práticas docentes das escolas públicas do Município de Maringá, Paraná, visando identificar as ações práticas dos docentes, bem como as dificuldades nesse contexto. Este trabalho visa também pautar a importância da educação ambiental considerando o processo de formação e prática profissional do gestor ambiental, levando em conta os levantamentos realizados para o trabalho de conclusão de curso. Por fim, observou-se ainda a importância da educação ambiental durante a formação escolar, visto que legalmente está previsto que seja inclusa em todos os níveis educacionais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com os professores e coordenadores pedagógicos do Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros e do levantamento de dados nas publicações disponíveis sobre o ensino fundamental das séries iniciais da SEDUC (Secretaria de Educação de Maringá) para entender se as Leis 9.795/99 (Política Nacional da Educação Ambiental) e 17.505/2013 (Política Estadual de Educação Ambiental) estão sendo implementadas nas escolas do município e como vêm sendo implementadas e quais as dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino nesse processo.
Abstract: This work has as its theme the inclusion of environmental education in teaching practices in public schools of the city of Maringa, Parana, to identify the practical actions of teachers as well as the difficulties in this context. This work also aims to guide the importance of environmental education considering the process of training and professional practice of environmental manager, taking into account withdrawals made for the course conclusion work. Finally, it is also noted the importance of environmental education for school education, as is legally stated to be included in all levels of education. To this end, we carried out a survey of teachers and pedagogical coordinators of State College Silvio Magalhães Barros and survey data in publications available SEDUC (Maringa Education Department) to understand that the Laws 9.795 / 99 (National Policy of Environmental Education) and 17,505 / 2013 ( State Environmental Education Policy) has been implemented in schools in the city and how have been implemented and that the difficulties faced by the institutions of the educational institutions in this process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22547
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