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Título: Gerenciamento de resíduos sólidos em escolas públicas
Autor(es): Klippel, Adriana da Silva
Orientador(es): Edwiges, Thiago
Palavras-chave: Resíduos orgânicos
Coleta seletiva de lixo
Educação ambiental
Organic wastes
Refuse collection
Environmental education
Data do documento: 28-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KLIPPEL, Adriana da Silva. Gerenciamento de resíduos sólidos em escolas públicas. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Desde a Revolução Industrial o uso e descarte de produtos tem aumentado relevantemente, assim os núcleos urbanos acabam produzindo grande quantidade de resíduos sólidos com aquilo que descartam. A segregação e a disposição de todo esse “lixo” feita de maneira incorreta pode acarretar a sérios problemas de saúde pública, para evitar esse cenário se faz necessário adequar as políticas publicas e fornecer mecanismos de tratamento adequado para os resíduos sólidos. As instituições de ensino podem ser comparadas a pequenos núcleos urbanos devido as variadas classes de resíduos produzidos diariamente, merecendo atenção e devido gerenciamento dos seus resíduos, por tanto é preciso realizar sua caracterização. O objetivo central deste trabalho foi avaliar o atual sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos da Escola Municipal João Adão da Silva, caracterizando os resíduos produzidos. A instituição atualmente conta com 45 funcionários que atendem a cerca de 700 alunos, divididos em dois turnos. A caracterização foi realizada a partir da avaliação visual in loco, aplicação de questionário aos funcionários de todos os setores, composição gravimétrica total dos resíduos gerados em três dias de funcionamento normal e geração per capta. Os resíduos foram separados em papel/papelão, plástico, orgânicos, sanitários e outros (vidro, metal, EVA). A média diária de resíduos gerados foi de 67,7kg, uma geração per capta de 0,091kg/hab/dia, sendo que 74,51% do total são resíduos orgânicos. Conclui-se então que esse sistema de gerenciamento de resíduos pode ser melhorado, visto que parte desses resíduos podem ser destinados a projetos de reciclagem e compostagem aliadas a educação ambiental, diminuindo em grande quantidade os resíduos destinados a coleta pública.
Abstract: Since the Industrial Revolution the use and disposal of products has increased materially , as the urban centers end up producing large quantity of solid waste rule with what . Segregation and disposal of all this " trash " taken incorrectly can lead to serious public health problems , to avoid this scenario it is necessary to adapt public policies and provide adequate mechanisms for solid waste treatment. Educational institutions can be compared to small urban centers due to various classes of waste produced daily , deserving attention and proper management of their waste , therefore it is necessary to carry out its characterization . The central objective of this study was to evaluate the current system of solid waste management of the Municipal School of John Adam Silva , featuring the waste produced . The institution currently has 45 employees serving about 700 students, divided into two shifts . The characterization was performed from the visual site evaluation , a questionnaire to employees of all sectors , the total gravimetric composition of waste generated in three days of normal operation and generation per capita . The residues were separated into paper / cardboard, plastic , organic , health and other (glass , metal, EVA ) . The average daily waste generated was 67,7kg , one generation per capita of 0,091kg / person / day, with 74.51 % of the total are organic waste . It is concluded that this system of waste management can be improved , since part of these wastes can be allocated to projects for recycling and composting allied environmental education , decreasing aplenty waste for public collection.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22600
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