Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22668
Título: A importância do gestor ambiental nos órgãos públicos municipais
Autor(es): Santana, Vanessa Aparecida Maldonado
Orientador(es): Zeferino, Cristiane Lionço
Palavras-chave: Poluição
Conscientização
Sustentabilidade
Pollution
Awareness
Sustainability
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTANA, Vanessa Aparecida Maldonado. A importância do gestor ambiental nos órgãos públicos municipais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O surgimento e o crescimento de cidades trouxeram consigo inúmeros problemas sociais que afetaram o meio ambiente como a poluição atmosférica; a ocupação urbana desordenada em áreas de preservação permanente, margens de rios e encostas; desperdício de água e energia elétrica; e acúmulo de lixo urbano entre outros. A preocupação em cuidar do meio ambiente surge como um novo paradigma de sustentabilidade, à medida que se deixa de acreditar que os recursos naturais seriam infinitos. Envolta a esta problemática, a Educação Ambiental tem hoje como principal tarefa promover a conscientização das sociedades em geral para cuidar e conservar o meio em que vivem. O poder público municipal deve adotar práticas sustentáveis a fim de tornar possível administrar com qualidade e respeito todos os direitos dos cidadãos. O Gestor Ambiental deve contribuir para uma gestão dos recursos naturais com afincoe proporcionar um ambiente onde futuras gerações possam ter a possibilidade de conviver harmoniosamente com a natureza. Neste contexto, o presente artigo discute a necessidade da implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nos órgãos públicos municipais e a atuação do Gestor Ambiental.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22668
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_127.pdf254,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.